|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7935
|
Title: | PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO |
Authors: | Borralho, António Fernandes, Domingos Vale, Isabel |
Editors: | Canavarro, Ana Santos, Leonor Boavida, Ana Oliveira, Hélia Menezes, Luis Carreira, Susana |
Keywords: | Práticas de ensino Práticas de Avaliação implementação e generalização do programa de Matemática |
Issue Date: | May-2012 |
Abstract: | O Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), em vigor, foi homologado em dezembro de 2007 após um período de cerca de 18 meses de reajustamento do que estava em vigor desde o início dos anos 90 do passado século. Na sequência da homologação iniciou-se, em 2008/2009, um período de experimentação, envolvendo 40 turmas-piloto dos três ciclos do ensino básico (10 do 1.º ano, 10 do 3.º ano, 10 do 5.º ano e 10 do 7.º ano). Este período de
experimentação foi planeado tendo em conta um conjunto de medidas de apoio, incluindo o acompanhamento e a formação dos professores experimentadores, o desenvolvimento e a distribuição de materiais e a realização de encontros de professores de natureza diversa. O processo contou com uma estrutura que, além dos 40 professores experimentadores, incluía um Grupo de Coordenação (GC) e um Conselho Consultivo (CC). De fevereiro a dezembro de 2010, englobando o final do ano letivo 2009/2010 e o início de 2010/2011, uma equipa de investigadores (António Borralho, Domingos Fernandes e Isabel Vale) a pedido da ex-Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, levou a cabo um estudo tendo em conta os seguintes objetivos: (a) Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a lecionar no âmbito do processo de generalização; (b) Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa de caráter interpretativo, descreveram-se, analisaram-se e interpretaram-se práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores quer no contexto da experimentação (2009/2010) quer no
contexto da generalização (2010/2011). Os dados foram obtidos através de observações das aulas e de entrevistas semiestruturadas, realizadas junto dos professores e dos alunos do ensino básico envolvidos diretamente no estudo. Recorreu-se igualmente à utilização deliberada de notas de campo para registar informações provenientes de conversas informais
com professores e alunos, que foram ocorrendo nos contextos onde as entrevistas se realizaram.
O principal propósito deste texto é o de apresentar e discutir alguns dos resultados mais relevantes, dando particular realce às ações desenvolvidas pelos professores e pelos alunos em sala de aula. Isto significa que se analisarão práticas relacionadas com a organização e desenvolvimento do ensino e da avaliação, incluindo a natureza das tarefas utilizadas, o trabalho realizado pelos alunos e as dinâmicas que se geraram nas salas de aula. Além disso, serão apresentadas algumas reflexões e recomendações que decorrem do trabalho empírico realizado nas escolas participantes neste estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7935 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|