Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7788
|
Title: | A modelação matemática com recurso a tecnologia: Um estudo em contexto de colaboração entre professoras de Matemática e de Física-Química |
Authors: | Guegues, Margarida Canavarro, Ana Paula |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Ensino da Matemática Interdisciplinaridade modelação matemática calculadoras e sensores |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Ana Paula Canavarro |
Citation: | o Guegués, M., & Canavarro, A. P. (2012). A modelação matemática com recurso a tecnologia: Um estudo em contexto de colaboração entre professoras de Matemática e de Física-Química. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação.
|
Abstract: | Este
artigo
resulta
de
um
estudo
que
teve
como
objetivo
compreender
o
desenvolvimento
de
tarefas
de
modelação,
por
parte
de
uma
professora
de
Matemática
e
de
uma
professora
de
Física-‐
Química,
no
âmbito
de
trabalho
colaborativo.
Seguiu-‐se
uma
abordagem
interpretativa.
O
estudo
foi
suportado
por
um
trabalho
colaborativo
entre
a
investigadora
e
as
duas
professoras.
Este
grupo
colaborativo
reuniu-‐se
várias
vezes
para
selecionar
as
tarefas
de
modelação,
explorar
o
trabalho
com
a
calculadora
gráfica
e
sensores
e
também
para
refletir
sobre
o
resultado
das
tarefas
desenvolvidas
em
sala
de
aula.
De
entre
as
conclusões
retiradas
destacou-‐se
o
facto
de
que
o
tipo
de
questões
dos
Exames
Nacionais
e
a
pressão
exercida
pelos
mesmos
são
factores
condicionantes
à
realização
de
tarefas
de
modelação,
ambas
as
professoras
seguiram
o
método
da
descoberta
guiada
durante
o
desenvolvimento
das
tarefas
e
concluíram
que
a
utilização
destes
recursos
tecnológicos
facilita
a
realização
das
mesmas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7788 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|