Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7779
|
Title: | DA “RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS” AO CONCEITO DE ENERGIA |
Authors: | Valente, Mariana |
Keywords: | Lavoisier; energia; natureza; educação científica. Lavoisier; energy; nature; science education. |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Revista da Educação, Vol. XVII, no 1, 2010 | 123 - 131 |
Abstract: | A produção e a utilização de narrativas históricas é, hoje, objecto de interesse no âmbito da investigação em Educação em Ciências, revelando ser uma via importante para uma utilização educativa da História e Filosofia das Ciências. Neste artigo desenvolvemos uma narrativa histórica, com base nos textos de Lavoisier e Seguin (1789-1790) sobre a respiração dos animais. O seu objectivo é desenvolver alguma sensibilidade para o significado do conceito de energia, cujo desenvolvimento ocorrerá cerca de cinquenta anos depois, e evidenciar como o conhecimento científico traduz, nessa época, o equilíbrio da natureza. |
URI: | http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVII_1/Artigo6_MarianaValente_Form.pdf http://hdl.handle.net/10174/7779 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEHFC - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|