Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7779

Title: DA “RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS” AO CONCEITO DE ENERGIA
Authors: Valente, Mariana
Keywords: Lavoisier;
energia;
natureza;
educação científica.
Lavoisier;
energy;
nature;
science education.
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Revista da Educação, Vol. XVII, no 1, 2010 | 123 - 131
Abstract: A produção e a utilização de narrativas históricas é, hoje, objecto de interesse no âmbito da investigação em Educação em Ciências, revelando ser uma via importante para uma utilização educativa da História e Filosofia das Ciências. Neste artigo desenvolvemos uma narrativa histórica, com base nos textos de Lavoisier e Seguin (1789-1790) sobre a respiração dos animais. O seu objectivo é desenvolver alguma sensibilidade para o significado do conceito de energia, cujo desenvolvimento ocorrerá cerca de cinquenta anos depois, e evidenciar como o conhecimento científico traduz, nessa época, o equilíbrio da natureza.
URI: http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVII_1/Artigo6_MarianaValente_Form.pdf
http://hdl.handle.net/10174/7779
Type: article
Appears in Collections:CEHFC - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lavoisier - artigo revista Educação.pdf441.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois