|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7771
|
Title: | Avaliação da qualidade das escolas alentejanas: o desafio da auto-avaliação |
Authors: | Saragoça, José Fialho, Isabel Silva, Carlos Fialho, Joaquim |
Editors: | Patrício, Manuel Ferreira Sebastião, Luís Justo, José Manuel Mata Bonito, Jorge |
Keywords: | Avaliação Qualidade Auto-avaliação Organizações escolares |
Issue Date: | Feb-2012 |
Publisher: | AEPEC |
Abstract: | A avaliação da qualidade das organizações escolares está cada vez mais presente na agenda política, constituindo-se como uma prática fundamental tendente à elevação dos processos e dos resultados a níveis de excelência.
Confrontadas com a necessidade de darem resposta à avaliação externa por parte dos serviços desconcentrados do Ministério da Educação, as escolas confrontam-se com o desafio de desenvolverem as suas capacidades de auto-regulação e melhoria, concretizável através duma prática sistémica,sistemática e participada de avaliação interna e externa dos processos e dos resultados, orientada para garantir a sustentabilidade do progresso.
Se, por um lado, governos e comunidade científica reconhecem que a avaliação de escolas constitui um dos meios privilegiados para garantir a qualidade da educação Azevedo, 2006), por outro, os discursos científicos e os normativos denunciam a ausência de uma avaliação rigorosa da qualidade da educação escolar.
Nesta comunicação, partimos da análise dos relatórios da Avaliação Externa das Escolas realizadas no Alentejo no quadriénio 2006/2010 para proceder a uma reflexão centrada nos domínios e factores em que estas apresentaram maior debilidade.
Uma vez contextualizado o surgimento e a evolução das práticas e modelos de avaliação da qualidade nas organizações escolares, procuraremos, a partir da discussão de perspectivas teóricas e da reflexão sobre experiências vividas na avaliação de escolas alentejanas, problematizar os desafios
com que se defrontam os órgãos de gestão das escolas neste domínio e equacionar modalidades de acção facilitadoras de uma resposta de excelência aos desafios de auto-regulação da qualidade nas escolas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7771 |
ISBN: | ISBN: 978-972-8223-39-7 |
Type: | article |
Appears in Collections: | SOC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|