Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7771

Title: Avaliação da qualidade das escolas alentejanas: o desafio da auto-avaliação
Authors: Saragoça, José
Fialho, Isabel
Silva, Carlos
Fialho, Joaquim
Editors: Patrício, Manuel Ferreira
Sebastião, Luís
Justo, José Manuel Mata
Bonito, Jorge
Keywords: Avaliação
Qualidade
Auto-avaliação
Organizações escolares
Issue Date: Feb-2012
Publisher: AEPEC
Abstract: A avaliação da qualidade das organizações escolares está cada vez mais presente na agenda política, constituindo-se como uma prática fundamental tendente à elevação dos processos e dos resultados a níveis de excelência. Confrontadas com a necessidade de darem resposta à avaliação externa por parte dos serviços desconcentrados do Ministério da Educação, as escolas confrontam-se com o desafio de desenvolverem as suas capacidades de auto-regulação e melhoria, concretizável através duma prática sistémica,sistemática e participada de avaliação interna e externa dos processos e dos resultados, orientada para garantir a sustentabilidade do progresso. Se, por um lado, governos e comunidade científica reconhecem que a avaliação de escolas constitui um dos meios privilegiados para garantir a qualidade da educação Azevedo, 2006), por outro, os discursos científicos e os normativos denunciam a ausência de uma avaliação rigorosa da qualidade da educação escolar. Nesta comunicação, partimos da análise dos relatórios da Avaliação Externa das Escolas realizadas no Alentejo no quadriénio 2006/2010 para proceder a uma reflexão centrada nos domínios e factores em que estas apresentaram maior debilidade. Uma vez contextualizado o surgimento e a evolução das práticas e modelos de avaliação da qualidade nas organizações escolares, procuraremos, a partir da discussão de perspectivas teóricas e da reflexão sobre experiências vividas na avaliação de escolas alentejanas, problematizar os desafios com que se defrontam os órgãos de gestão das escolas neste domínio e equacionar modalidades de acção facilitadoras de uma resposta de excelência aos desafios de auto-regulação da qualidade nas escolas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7771
ISBN: ISBN: 978-972-8223-39-7
Type: article
Appears in Collections:SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capítulo Avaliação Qualidade das Escolas - capa (J. Saragoça et al).pdf96.65 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois