Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7711

Title: Impactos da profissão militar nos padrões familiares: reconfigurações a partir do caso particular do Comando de Instrução e Doutrina
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Salvador, Rafaela
Keywords: Profissão Militar
Padrões Familiares
Reconfigurações
Exercito Português – CID
Issue Date: 19-Jun-2012
Publisher: Associação Portuguesa de Sociologia
Citation: BALTAZAR, M. Saudade, Salvador, Rafaela, “Impactos da profissão militar nos padrões familiares: reconfigurações a partir do caso particular do Comando de Instrução e Doutrina”, Sociedade, Crises e Reconfigurações - Atas do VII Congresso Português de Sociologia, Associação Portuguesa de Sociologia, 19 a 22 de Junho de 2012, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp16 (ISBN: 978-989-97981-0-6).
Abstract: Na atualidade, a reconfiguração das Forças Armadas (FA) emerge como uma incontornável realidade numa sociedade que se caracteriza por um elevado grau de insegurança/instabilidade associado a um novo perfil de risco e de ameaças difusas. As mudanças que se fazem sentir a nível de estrutura, organização e doutrina das FA têm evidentes repercussões na sociedade no seu todo assim como nas suas principais instituições sociais. É o caso da instituição família, mas muito em particular da denominada Família Militar pela diferenciação desta profissão face aos demais contextos profissionais. Pretende-se contribuir para a compreensão do impacto da profissão nas famílias dos militares do Comando de Instrução e Doutrina (CID). Dada a multidimensionalidade do conceito Família Militar, neste estudo destacam-se algumas das suas dimensões, condicionadas pela noção de solidariedade - resultante de todos os militares estarem sujeitos a contingências profissionais – e cujos efeitos no contexto familiar sempre têm demarcado as dissemelhanças entre o grupo militar e demais profissionais. Baseia-se numa abordagem intensiva e intergeracional, para identificação de similitudes e diferenças entre a família militar no contexto das guerras coloniais e das atuais missões militares. As condutas militares são condicionadas por normas profissionais, afetando o dia-a-dia do meio familiar (M. Segal, 2007) numa permanente reconfiguração das FA no seio de uma sociedade em constante e rápida mudança.
URI: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1500_ed.pdf
http://hdl.handle.net/10174/7711
ISBN: 978-989-97981-0-6
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Versão publicada Atas - PAP1500_ed.pdf833.11 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois