Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7693

Title: O Retábulo de Freixo de Espada-à-Cinta: A Materialidade do Mito
Authors: Maia, Barbara
Costa, Sonia
Frade, Jose Carlos
Calvo, Ana
Candeias, Antonio
Keywords: Grão vasco
pintura
reflectografia de infravermelhos
desenho subjacente
análise estratigráfica
Issue Date: Sep-2012
Publisher: VIII Jornadas de Arte e Ciência
Citation: B. Maia, S. Costa, J.C. Frade, A. Calvo, A. Candeias "O Retábulo de Freixo de Espada-à-Cinta: A Materialidade do Mito" em Proceedings das VIII Jornadas de Arte e Ciência, Universidade Católica Portuguesa,2012, 26pp.
Abstract: O retábulo da igreja de Freixo de Espada-à-Cinta é uma obra notável do século XVI que se encontra atribuída à escola de pintura de Viseu. Contudo, têm-se levantado algumas questões acerca da sua atribuição e os historiadores da arte têm sugerido diversas hipóteses sobre os pintores e oficinas envolvidos na sua produção. Neste trabalho, apresentam-se alguns dos primeiros resultados do estudo material que se encontra em curso sobre este conjunto de dezasseis pinturas, que restam do antigo retábulo maneirista de Freixo de Espada-à-Cinta. O principal objectivo deste estudo consiste na caracterização da técnica de pintura e dos materiais utilizados na execução das pinturas, com o propósito de se contribuir para o esclarecimento das dúvidas que se têm colocado sobre a sua atribuição. As pinturas foram submetidas a diversos exames de área, entre os quais fotografia com luz visível e reflectografia de infravermelho, bem como a uma amostragem sistemática nas cores que dominam o conjunto. A combinação dos dados fornecidos pela reflectografia, pela observação detalhada de cada pintura e pela análise por microscopia óptica dos cortes estratigráficos - preparados com as amostras recolhidas - permitiu obter uma percepção da forma como foram executadas as pinturas. Esta abordagem inicial ao conjunto de pinturas sobre madeira deu origem a uma série de novas hipóteses, que se espera que sejam resolvidas com a futura análise das amostras, recorrendo-se a diversas técnicas analíticas como a microscopia electrónica de varrimento, a microspectroscopia de infravermelho, a microscopia de Raman e a pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7693
Type: article
Appears in Collections:CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O Retábulo de Freixo de Espada-à-Cinta - A Materialidade do Mito.pdf3.21 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois