Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7553
|
Title: | O desafio da excelência na escola: contributos de uma abordagem ao tempo geológico |
Authors: | Martins, Luísa Marques, Luis Bonito, Jorge |
Editors: | Patrício, Manuel Sebastião, Luís Justo, Manuel Bonito, Jorge |
Keywords: | Tempo geológico ensino por pesquisa Excelência |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural |
Abstract: | Face ao contexto da sociedade actual, reconhecem-se as potencialidades de trabalhar conceitos complexos uma vez que poderão ser uma chave para a resolução dos novos problemas. As Ciências da Terra têm sido reconhecidas como de grande importância para o pensamento geral. No entanto, a investigação tem revelado que há dificuldades evidentes, por parte dos alunos, dos professores, dos pais e dos cidadãos em termos gerais, acerca da compreensão do Tempo Geológico, conceito complexo, mas central e transversal, considerado como o coração da Geologia. O Tempo Geológico tem uma grande importância uma vez que ajuda a promover a literacia científica, pode ajudar a encontrar soluções para os problemas ambientais, facilita a compreensão de que as provas em ciência são frequentemente incertas e não apontam conclusivamente para uma explicação singular e a sua abordagem pode ajudar a desenvolver competências sociais importantes na sociedade contemporânea. A abordagem didáctica do conceito de Tempo Geológico no ensino secundário deve centrar se na utilização de estratégias facilitadoras da construção do conhecimento, no desenvolvimento e implementação de actividades práticas diversificadas que ajudem os alunos a compreender de modo integrado a complexidade e a sequência temporal dos fenómenos geológicos, bem como as suas potencialidades na educação para o desenvolvimento sustentável. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7553 |
ISBN: | 978-972-8223-39-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|