|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7534
|
Title: | Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
Authors: | Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Candeias, Adelinda Oliveira, Maria Manuela Saragoça, José Trindade, Vítor |
Editors: | Centro de Investigãção em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Keywords: | Ensino superior aprendizagem representação de qualidade percepções da organização do ensino |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria.
Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino.
Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7534 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|