Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7533

Title: Funções e competências do novo docente: breve apontamento
Authors: Bonito, Jorge
Raposo, Nicolau
Trindade, Vítor
Keywords: Docente
Competências
Conhecimento profissional
Issue Date: 2009
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Abstract: Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7533
ISSN: 1646-2831
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_Raposo_Trindade.pdf413.42 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois