Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7525

Title: Perguntar para quê? As perguntas dos educadores e o pensamento autónomo das crianças
Authors: Nunes, Cidália
Folque, Maria Assunção
Keywords: Interações
Pensamento autónomo
Perguntas
Pré-escolar
Issue Date: 2012
Abstract: O estudo pretendeu explorar os contributos da utilização de perguntas em situações dialógicas de grande grupo, nas aprendizagens das crianças. Esta problemática enquadra-se num quadro teórico da “psicologia sociocultural” através de autores como Vygotsky, Bruner, Wells, Mercer, segundo os quais a interação é crucial para desenvolvimento e aprendizagem. Utilizaram-se dados de outra investigação (Folque, 2012) e recorreu-se à análise estatística para complementar a análise descritiva e interpretativa. Os resultados indicam que a qualidade das perguntas continha não só um aspeto cognitivo mas também um aspeto social em que a relação de poder entre adulto-criança interfere ativamente na possibilidade de pensamento partilhado sustentado e na construção autónoma deste pensamento. Da análise dos resultados, pretendeu-se retirar indicadores que permitam compreender como o uso de situações dialógicas de grande grupo, assumindo a comunicação interativa como fundamental, nomeadamente como a utilização de perguntas abertas por parte do adulto, é potenciador do desenvolvimento do pensamento autónomo da criança.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7525
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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