Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7403
|
Title: | Relatório de Unidade Curricular (Linguística Portuguesa II) para provas de Agregação |
Authors: | Fonseca, Maria |
Keywords: | Relatório Agregação Linguística Portuguesa II |
Issue Date: | 26-Nov-2012 |
Abstract: | A unidade curricular de Linguística Portuguesa II inscreve-se no 4.º semestre do 1.º ciclo de estudos em “Línguas, Literaturas e Culturas” desde o ano lectivo de 2007/08, ano em que a Universidade de Évora procedeu à adequação dos diversos ciclos de estudos ao espaço europeu do Ensino Superior, em conformidade com o regime jurídico dos graus académicos e diplomas do Ensino Superior. Trata-se de uma disciplina obrigatória do plano de estudos, pertencente à área científica da linguística e contabilizada em 5 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). Como todas as unidades curriculares do actual plano de estudos, é de tipo semestral; e como todas as outras UCs de 5 ECTS, corresponde-lhe uma carga horária de três horas semanais de ensino presencial e um total de 130 horas de tempo de trabalho, sendo as horas de contacto distribuídas por sessões de ensino teórico-prático (45h) e orientação tutorial (1h). As restantes 84h correspondem a trabalho autónomo dos alunos, de estudo, pesquisa e preparação de avaliação, durante quinze semanas lectivas e quatro semanas de avaliação.
Embora se trate de uma UC criada no contexto da adequação dos cursos ao Processo de Bolonha (na sequência da Declaração de Bolonha de 1990), a sua génese situa-se em licenciaturas com uma história de cerca de vinte e cinco anos, feita de reestruturações curriculares e de reformas pedagógicas nacionais e europeias que governos e universidades, cada um até onde lhes competia, acolheram. Tais mudanças, umas relevantes, outras de difícil senão mesmo indesejável concretização, são conhecidas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7403 |
Type: | report |
Appears in Collections: | LLT - Relatórios
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|