Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7323

Title: Comparação entre antigénios de DAT no diagnóstico da Leishmaniose visceral canina (LVC)
Authors: Semião-Santos, Saul
Veloso, Laura
Andrade, Paulo
Márcia, Melo
Martins, Luís
Marinho, Artur
Almeida, José
Campino, Lénia
Harith, Abdalla
Keywords: Leishmaniose
Diagnóstico
Dat
Anticorpos
Antienios
Issue Date: 11-Feb-2012
Publisher: Hospital Veterinário Montenegro
Citation: Semião-Santos SJ, Veloso LB, Andrade PP, Melo MA, Martins L, Marinho AA, Almeida JAA, Campino L, Harith AE. 2012. Comparação entre antigénios de DAT no diagnóstico da Leishmaniose visceral canina (LVC). Proceedings do VIII Congresso do Hospital Veterinário Montenegro - Endocrinologia; II Congresso de Enfermagem. 11 e 12 de Fevereiro.
Abstract: No sul da Europa existem cerca de 15 milhões de cães e supõe-se que 2,5 milhões (16,7%) estejam infectados com Leishmania infantum e sofram de LVC. Mais de metade desses animais são assintomáticos e, tal como os sintomáticos, são infecciosos para os flebótomos. Os testes serológicos atualmente disponíveis não dispõem de suficiente sensibilidade para discriminar entre estes 2 grupos. A introdução do β-mercaptoetanol (β-ME) no tratamento do antigénio de DAT para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana (LVH) fez aumentar significativamente os valores de sensibilidade e especificidade do teste. Na expectativa de obtermos resultados similares, utilizando o DAT no diagnóstico da LVC, comparámos, neste estudo, dois antigénios de DAT: um liofilizado, convencional e comercializado, em que os promastigotes são tratados com tripsina (TRYP-DAT), e outro aquoso, processado no nosso laboratório, em que os promastigotes são tratados com β-ME (β-ME-DAT. Foram testados dois antigénios de Leishmania donovani preparados da seguinte forma: 1 - Estirpe MHOM/SD/68/1-S cultivada em RPMI-1640, tratada com tripsina, liofilizada e comercializada (KIT-Amesterdão, Holanda); 2 - Estirpe MHOM/PT/01/IMT387 cultivada em LIT/Hemin, tratada com β-ME, aquosa e processada no CDI/LEISH/ICAAM (UE-Évora, Portugal). Observou-se uma forte correlação positiva entre o β-ME-DAT e o TRYP-DAT; o β-ME-DAT apresenta uma média significativa maior, o que destaca o seu potencial de sensibilidade; o β-ME-DAT dá uma forte indicação de possuir potencial para diagnosticar a infeção numa fase precoce (fase assintomática); o β-ME-DAT mostra ter maior fidelidade para identificar corretamente os animais verdadeiramente positivos e negativos; um diagnóstico precoce com o β-ME-DAT favorece a hipotética cura parasitológica total, eventualmente recorrendo a fármacos menos tóxicos, de administração mais fácil, menos dolorosa e mais baratos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7323
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Poster S Semião-Santos et al. DAT Leishmania Montenegro 2012.pdf872.41 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois