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Title: O 'apetite de perfeição' e a medida do seu poder (Reflexões ético-pedagógicas sobre a famigerada “excelência”)
Authors: AMOEDO, Margarida I. Almeida
Editors: AEPEC
Keywords: Educação
J. Ortega y Gasset
plenitude vital
vontade criadora
autenticidade
Issue Date: 2012
Publisher: AEPEC
Citation: «O apetite de perfeição e a medida do seu poder (Reflexões ético-pedagógicas sobre a famigerada “excelência”)», in PATRÍCIO, Manuel F. et al. (Org.) - Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação. Montargil: AEPEC, 2012.
Abstract: Se a Proposição VI da III Parte da Ética de Espinosa, segundo a qual toda a coisa se esforça por perseverar no seu ser, inspirou Miguel de Unamuno para afirmar que a essência de cada ser humano (o unamuniano homem de carne e osso) consiste na sua ânsia por continuar a ser homem, numa luta – ao mesmo tempo desesperada e resignada – pela salvação do seu próprio ser, a mesma proposição espinosiana subjaz também ao discurso de José Ortega y Gasset. Neste, no entanto, regista-se um equilíbrio entre a ideia de potência infinita de ser na "natura naturans" e a ideia de limite que a realidade enquanto circunstância traz consigo. Partindo do desenvolvimento desses aspectos, procuraremos sustentar, por via reflexiva, que a “excelência” a que almejamos, nomeadamente na Educação, não se confunde, nem com utilitarismos, nem com ilusionismos de qualquer espécie. Sublinharemos, com esse fito, que no plano particular da intervenção pedagógica importa basear toda a acção numa compreensão antropológica, resultante, por sua vez, de um travejamento entre Metafísica e Ética. A noção de plenitude vital, tal como surge na filosofia de Ortega y Gasset, parece-nos remeter, tanto para a possibilidade de desenvolvimento e mesmo esforço de aperfeiçoamento que definem todo o processo educativo, como para as condições reais a que há que serenamente atender, se se quiser, sendo fiel a algum projecto humano, concorrer para a excelência de cada um de nós, tornando-nos capazes de transformar e enriquecer o mundo. --------------------------------------------------- If Spinoza’s proposition, according to which every thing strives to persevere in its being (Proposition VI of Part III of the Ethics), inspired Miguel de Unamuno to assert that the essence of every human being (the unamunian man of flesh and bone) is his eagerness to continue to be a man, as a desperate and at the same time resigned fight for the salvation of his own being, the same proposition also underlies the discourse of José Ortega y Gasset. However, in this one’s works there is a balance between the idea of infinite power of being in "natura naturans" and the idea of limitation that reality as circumstances implies. Based on the development of these aspects, we will try to argue that the "excellence" we aim at, particularly in Education, cannot be confused with utilitarianism, nor with illusionism of any kind. With this in mind, we’ll underline that all pedagogical activities should be based on anthropological understanding, resulting from braced Metaphysics and Ethics. The concept of vital fullness, as it appears in Ortega y Gasset’s philosophy, seems to refer both to the possibility of development and even perfecting efforts (that define the entire educational process) and to the actual conditions which have to be respectfully meet, if, being faithful to any human project, we want to contribute to our own excellence, enabling us to transform and to enrich the world.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7280
ISBN: 978-972-8223-39-7
Type: bookPart
Appears in Collections:FIL - Publicações - Capítulos de Livros

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