Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7110
|
Title: | O ensino dos insetos na perspectiva de docentes brasileiros e portugueses |
Authors: | Tmbó, Petronio Meierrose, Carola Cid, Marília |
Editors: | Mesquita, Teobaldo |
Keywords: | Ensino. Biologia |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Revista Essentia |
Citation: | Timbó, P., Meierrose, C., & Cid, M. (2012). O ensino dos insetos na perspectiva de docentes brasileiros e portugueses. Essentia, 13(2), 95-113. |
Abstract: | Com o objetivo de determinar e comparar as perspectivas dos
professores de biologia do Brasil e Portugal em relação a esta temática, realizou-se este estudo em duas fases. No Brasil, o estudo contou com a participa-
ção de 17 professores que lecionavam no 2º
.
e 3º
.
anos, em 5 escolas da rede
pública de ensino estadual do estado do Ceará. Em Portugal, contou com a
participação de 37 professores que lecionavam no 11º e 12º anos, pertencentes a 11 escolas secundárias do sistema educacional português. Para coleta dos
dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Observou-se que apesar da importância que o estudo dos insetos representa, o assunto vem sendo negligenciado nos programas curriculares de biologia dos
11º e 12º anos do ensino secundário português. Observou-se ainda que a
maioria dos professores dos dois países se identifica com o estudo dos insetos, porém os docentes portugueses não se dedicam mais a este assunto porque praticamente inexiste nos programas curriculares. Os professores dos dois
países sentem a necessidade de mais atividades práticas no ensino de biologia,
sendo esta apontada com uma das principais dificuldades encontradas para
realização das aulas de biologia, em particular em zoologia. |
URI: | http://www.uvanet.br/essentia/edicao_ano13n2/ensino_insetos.pdf http://hdl.handle.net/10174/7110 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|