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http://hdl.handle.net/10174/7045
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Title: | Supervisão de competências relacionais em estudantes de enfermagem |
Authors: | Zangão, Otília Mendes, Felismina |
Keywords: | estudantes supervisão competências relacionais |
Issue Date: | 13-Oct-2012 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade Minho. |
Citation: | Zangão, Mª Otília Brites; Mendes, Felismina Rosa Parreira (2012). Supervisão de competências relacionais em estudantes de enfermagem. Atas do Congresso Internacional de Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade Minho. Escola Superior de Enfermagem 12 e 13 de Outubro de 2012. Pág. 210 – 218. ISBN 978-989-8525-16-1. |
Abstract: | Competência é um conjunto assimilado de capacidades cognitivas e
psicomotoras e ainda de procedimentos socioafetivos que permite exercer a
enfermagem. A supervisão da aquisição de competências no estudante de
enfermagem deve prepará-lo para uma atitude reflexiva na e sobre a ação,
ainda mais na dimensão das competências relacionais onde existe uma ténue
fronteira entre o que se deve ou não fazer, de forma a preservar a intimidade
do utente. O objetivo do estudo foi averiguar a relação entre supervisão e o
desenvolvimento de competências relacionais no curso de enfermagem. Trata-
se de um estudo descritivo – correlacional, com uma abordagem quantitativa. A
amostra foi constituída pelos estudantes da licenciatura em enfermagem, após
terem iniciado os ensinos clínicos, de duas escolas de enfermagem. Utilizou-se
um questionário de caracterização e uma grelha de observação, aplicados
entre maio de 2010 e julho de 2011. Foram respeitados todos os
procedimentos éticos. Foram observados mais estudantes do sexo feminino
(86,4%) do que estudantes do sexo masculino (13,6%). A maior parte dos
estudantes tinha como supervisor um preceptor em 47,8% e 30,4% tinha
preceptor/docente, enquanto 21,7% tinha como supervisor o docente. Na
análise dos comportamentos verbais e não-verbais de cuidado, a maioria dos
estudantes encontrava-se sob a supervisão do preceptor. A supervisão durante
o ensino clínico atuou de acordo com o nível de desenvolvimento dos
estudantes e com o que está preconizado em cada escola, contribuindo e
motivando os estudantes para o desenvolvimento de competências relacionais.
Concluímos que é de elevada importância que estes enfermeiros supervisores
detenham competências de supervisor pedagógico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7045 |
ISBN: | 978-989-8525-16-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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