Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6845

Title: Representações Sociais de Cancro construídas por estudantes de enfermagem
Authors: Fonseca, Ana
Lopes, M. J.
Keywords: Representações Sociais
Cancro
Estudantes de Enfermagem
Issue Date: 28-Jun-2012
Citation: Fonseca, Ana; Lopes, Manuel José (2012) Representações Sociais de cancro construídas por estudantes de enfermagem. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5
Abstract: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CANCRO CONSTRUÍDAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Não obstante os avanços científicos e tecnológicos e o crescente aumento da percentagem de cura, o cancro permanece como algo temível, tido como ameaçador à vida da pessoa e envolto em mitos e crenças. Partindo da questão “quais as representações sociais de estudantes de enfermagem sobre o cancro?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. OBJETIVOS: Analisar as representações sociais de estudantes de enfermagem sobre cancro, identificar a percepção de estudantes de enfermagem relacionada com o cancro e identificar as atitudes de estudantes de enfermagem associadas ao cancro. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: Neste estudo exploratório a amostra foi constituída por doze estudantes de enfermagem finalistas. Recolheram-se dados, após consentimento livre e esclarecido, através de narrativas elaboradas pelos estudantes, antes e após um período de formação em enfermagem oncológica. Utilizou-se software Nvivo7. Procedeu-se a análise de dados, os resultados foram validados pelos sujeitos e a categorização foi posta à consideração de dois peritos investigadores. RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: A perceção sobre o cancro surgiu associada à imagem de corpo doente, assentando nas mudanças que o cancro pode provocar, na perspetiva de incurabilidade/curabilidade da doença, tendo como pano de fundo sofrimento e possibilidade de morte. Como atitudes cognitivas mais marcantes evidenciaram-se o apelo ao cuidado ao outro e inerente necessidade de conhecimentos para lhe dar resposta. As atitudes afetivas associadas ao cancro variaram por um lado entre medo, incerteza, tristeza e por outro entre a luta e a esperança expressas como uma expetativa positiva para atingir determinados objetivos. Constata-se uma oscilação entre a perpetuação da visão pessimista face ao cancro (Stagno, 2009) e um afastamento dessa perspetiva (Pinto et al, 2012). Os resultados evidenciaram reelaboração das construções após experiência de cuidar pessoas com cancro, o que realça a necessidade de ao longo da formação promover apropriação de conhecimentos a partir da realidade dos cuidados. Palavras-chave: Representações sociais; Cancro; Estudantes de Enfermagem. Referências bibliográficas: - Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne. - Pinto, Cândida et al (2012). A representação social do cancro nos estudantes de enfermagem. Onco.News. nov-fev. p 9-16. - Stagno, D. (2009). Représentations sociales et représentations intimes de la maladie. Quelques réflexions d’un clinicien, Psycho-Oncologie, 3, p 38-42.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6845
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CancroRepSoc-ResumoXI CIRS2012-Ana-MLopes.pdfResumo da comunicação oral182.86 kBAdobe PDFView/Open
CIRS2012-RSCancro.pdfApresentação ppt da comunicação oral1.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois