Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6710

Title: O processo de transição da família a cuidador familiar da pessoa com depressão
Authors: Marques, Maria de Fátima
Keywords: transição saúde-doença
cuidador familiar
enfermagem
Issue Date: Oct-2010
Abstract: “O processo de transição da família a cuidador familiar da pessoa com depressão” O presente estudo insere-se numa pesquisa de doutoramento, que se encontra ainda numa fase intermédia do seu percurso. A pessoa com depressão vive uma alteração profunda no desempenho das suas actividades de vida, com reflexos no equilíbrio familiar. A família confronta-se com uma situação de novas exigências perante as quais é preciso reagir, nomeadamente o cuidar do seu familiar e o assumir dos seus papéis. O que acontece na família quando surge um dos seus membros com depressão? Que mudanças ocorrem e como ocorrem? Assim, formulámos a seguinte pergunta de investigação: - Como é que a família se torna cuidadora do seu familiar com depressão? Objectivos - Caracterizar as reacções que a família desenvolve na relação com o seu familiar com depressão - Descrever o processo do adoecer com depressão na perspectiva da família e do familiar doente. - Compreender como é que a família lida com a depressão do seu familiar. - Conceptualizar os padrões de resposta presentes no processo de reacção da família face ao seu familiar com depressão. Em dois pólos das consultas externas de psiquiatria e saúde mental do HESE, EPE, localizados em duas cidades distintas do distrito de Évora, seleccionámos pessoas adultas e/ou idosas com o diagnóstico clínico de reacção depressiva breve ou prolongada (ICD 9), que habitavam com familiares e tinham alguma capacidade cognitiva que permitisse a recolha coerente de informação. Não foram retirados dados das fichas clínicas além do diagnóstico e nome do sujeito. No período entre Março e Junho de 2009, na ida à consulta, foram abordados 13 doentes e convidados a participar no estudo. Foi-lhe revelada a finalidade e objectivos dos estudo, tendo 8 acedido a participar. Respeitaram-se os procedimentos étnicos e os participantes preencheram o consentimento escrito. Assim, foram feitas entrevistas narrativas semi-estruturadas a 8 famílias, o que correspondeu a 20 participantes, no sentido de compreender a história do inicio e processo da doença, e o percurso de mudanças que se operaram na família e na relação entre o doente e os restantes elementos. Os resultados são ainda escassos e preliminares, mas é possível identificar que a doença é valorada como negativa e o seu início claramente identificado pelo doente e pela família. O doente sente pouco apoio da família e esta sente pouco empenho do doente no seu processo de recuperação. O diálogo diminuiu e a relação entre o doente e restantes elementos é fria. Dado o contexto do estudo, não nos é possível ainda apresentar conclusões. BALLESTER, Ferrando D, [et.al] – Cambios en los cuidadores informales en cuanto a estilos de vida, relaciones y alteraciones de salud mental. Revista Presencia vol 2 nº4 (2006) MELEIS, A.I. – Theoretical nursing: development and progress. 4th ed. Philadelphia: L.W.& Wilkins, 2007 SILVA, M. C. P. [et.al] – En busca de solución para el sufrimento; vivencias de familiares en el proceso de enfrentamiento de la depresión. Ciencia e Enfermeria. Conception. Vol X, nº2, (2004) p.31-41 STRAUSS, A.; CORBIN; J. – Basics of qualitative research. Techniques and procedures for developing grounded theory.2ª ed. California: Sage Publications, 1998
URI: http://hdl.handle.net/10174/6710
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
poster final barcelos.pdf117.66 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois