Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6615

Title: Captura-recaptura: um estudo de simulação para avaliar a performance de estimadores do tipo Lincoln-Petersen
Authors: Jorge, M.C.
Alpizar-Jara, R.
Editors: Canto e Castro, L.
Martins, E.G.
Rocha, C.
Oliveira, M.F.
Mendes Leal, M.
Rosado, F.
Keywords: Estimação
captura-recaptura
Issue Date: 2006
Publisher: SPE
Citation: Jorge, M.C. & Alpizar-Jara, R. (2006). Captura-Recaptura: um estudo de simulação para avaliar o desempenho de estimadores do tipo Lincoln-Petersen. Em Ciência Estatística. Actas do XIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. (Eds. Canto e Castro, L., Martins, E.G., Rocha, C., Oliveira, M.F., Mendes Leal, M., e Rosado, F.) Edições SPE. Lisboa. p. 423-431.
Abstract: Os modelos de captura-recaptura têm sido amplamente utilizados para estimar a dimensão de populações naturais. A forma mais simples de um estudo de captura-recaptura consiste em tirar, primeiro, uma amostra de indivíduos de dimens ão n1. Estes indivíduos são marcados e identi cados de forma única e devolvidos à área de estudo para que se integrem novamente à população de interesse. Posteriormente, uma amostra aleatória de dimensão n2 é também tirada da população. Na segunda amostra encontramos que n11 dos n2 animais capturados foram previamente marcados. Uma simples relação entre as proporções dos indivíduos marcados na popula ção e os indivíduos marcados na segunda amostra gera um estimador do tamanho da população de interesse. O estimador resultante é conhecido como o estimador de Lincoln-Petersen. Vários modelos probabilísticos associados a este estimador formam as bases para a teoria de amostragem em populações animais conhecida como capturarecaptura. Neste trabalho, apresentam-se e comparam-se as performances de quatro estimadores do tipo de Lincoln-Petersen propostos na literatura.
URI: http://www.spestatistica.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=70%3Aestatistica-a-arte-de-explicar-o-acaso-actas-do-xvi-congresso-anual-da-spe&catid=35%3Apublicacoes-livros-de-actas&Itemid=62&lang=pt
http://hdl.handle.net/10174/6615
ISBN: 978-972-8890-09-4
Type: bookPart
Appears in Collections:CIMA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pages from Jorge-AlpizarJara (2006) SPE XIII @ Lincoln-PetersenNS.pdf91.98 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois