Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6529

Title: Emprego de adições minerais para mitigação de reacções expansivas internas
Authors: Soares, D.
Santos SIlva, A.
Matos, L.
Salta, M.
Gonçalves, A.
Bettencourt Ribeiro, A.
Candeias, A.
Labrincha, J.
Ferreira, V.
Mirao, J.
Velosa, A.
Ferreira, R.
Jalali, S.
Keywords: Delayed Ettringite Formation
Cinzas Volantes
Metacaulino
Escórias granuladas de altoforno
Sílica de Fumo
Filer Calcári
Issue Date: 2009
Publisher: APFAC
Citation: D. Soares, A. Santos Silva, L. Matos, M. Salta, A. Gonçalves, B.R. Ribeiro, A. Candeias, J. Mirão, J. Labrincha, V. Ferreira, A. Velosa, R.F. Ferreira, S. Jalali (2009) “Emprego de adições minerais para mitigação de reacções expansivas internas” em Actas do ASCP’09 - 1º Congresso de Segurança e Conservação de Pontes, FCT-UNL, Lisboa, 8pp.
Abstract: A degradação de estruturas de betão causada pela formação de etringite retardada (DEF, do inglês Delayed Ettringite Formation) é um problema que actualmente afecta estruturas de betão em todo o mundo. Esta anomalia é devida à formação de etringite, um composto que resulta da hidratação do cimento e que em determinadas condições se torna expansivo levando à fissuração do betão. Esta degradação é muitas vezes difícil de detectar precocemente necessitando também de meios de diagnóstico que exigem elevada especialização. Assim, torna-se urgente encontrar métodos preventivos que possibilitem a inibição da DEF em novas estruturas de betão, face aos elevados custos envolvidos numa possível reabilitação. Esta comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo a longo prazo que pretende avaliar a eficácia do emprego de adições minerais na mitigação da DEF,através da análise de resultados de expansão e da evolução da microestrutura dos vários betões. As diferentes composições de betão utilizam o mesmo tipo de cimento, agregado e razão água/cimento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6529
Type: article
Appears in Collections:CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2009 - Emprego de adições minerais para mitigação de reacções expansivas internas.pdf1.03 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois