Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6224

Title: Estudo para o desenvolvimento de métodos para quantificação de Ole e1 em amostras de ar exterior colhidas na cidade de Évora
Authors: Ferro, Raquel
Antunes, Célia M.
Brandao, Rui
Keywords: Aeroalergénios
Pólen
Poaceae
Oleaceae
Phl p 5
Ole e 1
Issue Date: Mar-2010
Publisher: Jornadas 2010 do Departamento de Química, Évora, Portugal
Citation: R. Ferro, C. M. Antunes, R. Brandão (2010). Estudo para o desenvolvimento de métodos para quantificação de Ole e1 em amostras de ar exterior colhidas na cidade de Évora. No livro de Resumos das 1as Jornadas do Departamento de Química da Universidade de Évora, 25-26 Março, Évora, Portugal, P-58.
Abstract: Estudo para o desenvolvimento de métodos para quantificação de Ole e1 em amostras de ar exterior colhidas na cidade de Évora. R Ferro1*, CM Antunes1,4 & R Brandão2,3 1Departamento de Química, 2Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM); 3Departamento Biologia, Universidade de Évora, Largo dos Colegiais 2, 7000 Évora UE; 4Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra, 3004-517 Coimbra; cmma@uevora.pt As doenças alérgico-respiratórias decorrentes da exposição a pólenes na atmosfera representam um dos principais problemas clínicos da actualidade, afectando cerca de 40% da população europeia. Em Portugal, a polinização da oliveira é seguramente uma das principais fontes de aeroalergénios atmosféricos e consequentemente uma das maiores causas de alergia respiratória, sendo a Ole e1 a glicoproteína mais abundante do grão de pólen e o alergénio que mais significativamente contribui para o grau de alergenicidade deste pólen. Assim, o desenvolvimento de metodologias que permitam prever o potencial alergénico da atmosfera são da maior relevância já que poderão contribuir para desenvolver estratégias de prevenção da patologia alérgica. Neste trabalho pretende-se desenvolver e optimizar testes imunoquímicos para detecção e quantificação de Ole e1. Numa plataforma meteorológica situada no centro da cidade de Évora (Colégio Luís António Verney - Fase III), foram monitorizados em simultâneo e diariamente o conteúdo polínico atmosférico da Olea europaea e do aeroalergeno Ole e1. Para a contagem do primeiro, utilizou-se um colector volumétrico do tipo “Hirst” (Burkard Seven Day Recording Volumetric Spore Trap) e o segundo foi monitorizado mediante a utilização de um colector de impacto de médio volume (CHEMVOL) com filtros de poli-uretano, entre os dias 30 de Abril e 8 de Julho de 2009. Após extracção, a quantificação do aeroalergénio efectuou-se mediante uma técnica de ELISA tipo “sandwich”, utilizando um anticorpo específico. Durante a época polínica de 2009, observaram-se níveis elevados de pólen de oliveira entre 2 de Maio e 30 de Maio. Observou-se ainda que o conteúdo do alergénio Ole e1 estava directamente correlacionado com as contagens polínicas de Oleaceae. Estes resultados sugerem que a quantificação directa dos aeroalergénios pode contribuir, em conjunto com as contagens polínicas, para definir com melhor precisão o risco alérgico. Este estudo continuará na época polínica de 2010 com vista à certificação do método. Agradecimentos: Este trabalho realiza-se no âmbito do projecto europeu HIALINE (“grant agreement” 20081107 II.5.1).
URI: http://hdl.handle.net/10174/6224
Type: lecture
Appears in Collections:QUI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo_RaquelFerro-JornadasDQUIM2010.pdf290.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois