Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/6002
|
Title: | “A MÉTRICA MUSICAL NA PERCEPÇÃO DE MOVIMENTO: o conceito gravitacional” |
Authors: | Lopes, Eduardo |
Editors: | Silva, Soraia |
Keywords: | Música Ritmo Métrica |
Issue Date: | Oct-2006 |
Publisher: | VIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília |
Citation: | “A MÉTRICA MUSICAL NA PERCEPÇÃO DE MOVIMENTO: o conceito gravitacional”, VIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, vol. 5 nr. 2, Dezembro 2006, 32-41. |
Abstract: | Quando ouvimos certas peças musicais temos por vezes a percepção de movimento (cinética): a peça parte de um ponto e dirige-se para outro de uma forma mais lenta ou rápida, ordenada ou desordenadamente. Se bem que não exclusivamente, grande parte da percepção de movimento numa peça musical é da responsabilidade da sua estrutura rítmica – durações sonoras num determinado contexto métrico. Usando como metáfora a hierarquia gravitacional, este artigo propõe uma construção teórica de base empírico/experimental, que explica a função e operação da métrica no processo da percepção de cinética numa peça musical. Para além da importância deste assunto para a comunidade musical em geral, a explicação da operação da cinética na música é também de especial importância para outras artes performativas que interajam com a música, como por exemplo o teatro e a dança. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/6002 |
Type: | article |
Appears in Collections: | UnIMeM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|