Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5987

Title: RelaxaMente - uma experiência de aula aberta à comunidade universitária
Authors: Marques, Maria de Fátima
Keywords: relaxamento
aula aberta
Issue Date: Oct-2012
Publisher: Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
Citation: MARQUES, Maria de Fátima dos Santos Rosado- "RelaxaMente-uma experiência de aula aberta à comunidade universitária". Da investigação à prática clínica em saúde mental: III congresso internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. Porto, outubro de 2012
Abstract: RelaxaMente – uma experiência de aula aberta à comunidade universitária No âmbito da declaração de Bolonha assinada em 1999 pelos ministros da educação de 29 países europeus, todo o ensino superior em Portugal foi reestruturado, implicando uma adequação dos vários cursos, desde o 1º ao 3º ciclo de formação superior. O curso superior de enfermagem ministrado na Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, no cumprimento da legislação, introduziu disciplinas de opção ao longo do curso, uma das quais a de Relaxamento. A disciplina é de caráter teórico-prático, com 35 horas de contato e permite alunos do 1º ao 3º ano num máximo de 20. No ano letivo 2011/2012, foi proposto aos alunos realizar ao longo de um dia, uma aula aberta à comunidade académica, com a finalidade de trabalharem competências para liderar sessões de relaxamento, promover a divulgação desta técnica, bem como divulgar o domínio de atuação dos enfermeiros. O desafio foi aceite pelos alunos mas ficou a inquietação: - Qual seria a adesão da comunidade universitária a uma experiência de aula aberta de relaxamento, dinamizada pelos alunos de licenciatura em enfermagem? Objetivos: Dar a conhecer uma experiência de aula de relaxamento, aberta à comunidade universitária e divulgar a avaliação, realizada pelos participantes na atividade. Metodologia: foi escolhido o dia 31 de Maio 2012 por coincidir com o fim do semestre teórico. A atividade teve a designação de “RelaxaMente”, foram definidos objetivos e escolhida a técnica do Treino Autógeno de Shultz. Foram agendadas 6 sessões ao longo do dia com a duração de 30 minutos cada, espaçadas de intervalos de 30 minutos, com a lotação máxima de 10 participantes por sessão. Foi feita a divulgação através de cartazes, bem como meios eletrónicos de divulgação como a página da universidade, a intranet e ainda as redes sociais. Escolheu-se uma sala ampla no 1º andar da escola e como recursos utilizaram-se colchões, velas sem aroma, computador e músicas próprias para relaxamento. As inscrições estiveram disponíveis 10 dias. No final das sessões foi feita a avaliação da atividade através de um questionário e distribuído um flyer com os objetivos da sessão e a descrição da técnica de relaxamento realizada. Resultados: das 60 vagas disponíveis só 22 foram ocupadas, tendo-se distribuído ao longo das 6 sessões da atividade. 19 participantes eram do sexo feminino e 3 do masculino; a média de idades foi de 36 anos, o mais novo com 18 e o mais velho com 57; 11 estudantes (7 de enfermagem), 5 administrativos, 5 docentes e 1 advogada. Todos gostaram da atividade, conseguiram relaxar, consideraram o esclarecimento inicial, o ambiente envolvente e a temperatura adequados e gostariam de realizar outra sessão. A música e a voz do líder foram relaxantes para 21 participantes, o tempo da sessão foi adequado para 19, 14 conseguiram cumprir as orientações do líder, enquanto 8 só o conseguiram por vezes. Os fatores externos por vezes perturbaram 3 participantes, o que não aconteceu com os restantes 19; dos 22 participantes, 7 fizeram relaxamento pela 1ª vez. Numa escala de 1 a 5 valores, 8 participantes posicionaram-se no valor 4 e 14 no valor 5, sendo este o mais alto da escala. Conclusões: a participação não foi elevada sugerindo pouca sensibilidade para a técnica. Avaliação muito positiva dos participantes que sugeriram a continuidade das sessões. Permitiu treino de competências aos alunos e abertura à comunidade universitária.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5987
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RelaxaMente.pdf204.15 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois