Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5864

Title: Aplicação de técnicas de delineamento experimental na optimização do teste de inibição do crescimento da bactéria Vibrio fischeri
Authors: Saias, Francisco
Pereira, Dulce G.
Anselmo, Ana M.
Paixão, Susana M.
Editors: Salgueiro, Maria de Fátima
Carvalho, Helena
Vicente, Paula
Braumann, Carlos
Keywords: Delineamento experimenta
Vibrio fischeri
bioensaios
toxicidade
Issue Date: 2008
Publisher: Edições SPE
Citation: 4. Saias, F., Pereira, D. G., Anselmo, A. M., Paixão, S. M. (2008). Aplicação de técnicas de delineamento experimental na optimização do teste de inibição do crescimento da bactéria Vibrio fischeri. In “Estatística da Teoria à Prática - Actas do XV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística” (Hill, M. M., Ferreira, M. A., Dias, J. G., Salgueiro, M. F., Carvalho, H., Vicente, P., Braumann, C.A., eds.). Edições SPE, Lisboa, p. 503-512.
Abstract: A utilizão de microrganismos com o objectivo de avaliar a toxicidade de poluentes ambientais tem sido uma metodologia aceite devido à sua relativa precisão, rapidez e simplicidade. Os microrganismos têm diversos atributos que os tornam os seres vivos ideais para os bioensaios. As bactérias são fáceis de manusear e são sensíveis a muitos poluentes, respondendo muito rápido e reprodutivelmente a alterações no seu ambiente. Neste trabalho, com recurso a técnicas de delineamento experimental pretendeu-se avaliar o efeito dos factores ambientais: temperatura, pH e luz no crescimento da bactéria Vibrio fischeri, durante o teste da inibição do crecimento do Vibrio fischeri, bem como optimizar um meio de cultura bacteriano com o menor número de nutrientes orgânicos (baseado no meio de cultura descrito na norma deste teste) que permita manter válido o teste. Isto é, um meio de cultura em que a população bacteriana se multiplique 3 a 4 gerações, num período de incubação de 6 a 7 horas e que permita manter a sensibilidade de resposta aos poluentes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5864
ISBN: 978-972-8890-17-9
Type: bookPart
Appears in Collections:CIMA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aplicacao de tecnicas de delineamento experimental na optimizacao do teste de inibicao do crescimento da bacteria Vibrio fischeri_SPE2008.pdf342.15 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois