Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5567

Title: Implementação dos Princípios de Deming no Ensino Superior Português
Authors: Saraiva, Margarida
Editors: Neto, Alexandre Shigunov
Maciel, Lizete Shizue Bomura
Keywords: TQM
Gestão da Qualidade Total
Ensino superior
Princípios de Deming
Qualidade de ensino
Issue Date: Jul-2009
Publisher: Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração
Citation: SARAIVA, Margarida (2009) “Implementação dos Princípios de Deming no Ensino Superior Português”, Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, Vol. 1, No. 2, pp. 84-109. ISSN: 1984-5294
Abstract: Em Portugal, como em muitos outros países, as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições de ensino superior e a necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, conduziram a que, cada vez mais, seja discutida a possibilidade de aplicação de abordagens e referenciais inicialmente concebidos para o sector empresarial, como os modelos baseados nos princípios e conceitos da Gestão da Qualidade Total (TMQ). Assim, neste presente artigo procurou-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante sobre a Total Quality Management, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming, e averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por Deming, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5567
ISSN: 1984-5294
Type: article
Appears in Collections:GES - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração.pdf163.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois