Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5287
|
Title: | Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico |
Authors: | Borralho, António Barbosa, Elsa |
Keywords: | Ensino de matemática tarefas de investigação raciocínio matemático Álgebra |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este estudo pretendeu, com base numa abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, compreender o significado da utilização, em sala de aula, de padrões num contexto de tarefas de investigação de forma a melhorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. O ponto de partida assentou em duas questões de investigação centradas em: (1) raciocínio algébrico; e (2) comunicação matemática. Os resultados mostraram que a exploração de padrões num contexto de tarefas de investigação pode contribuir para o entendimento da Álgebra, permite o desenvolvimento do pensamento algébrico e desenvolve a comunicação matemática através do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à situação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5287 |
ISBN: | 978-85-63823-01-04 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|