Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5171
|
Title: | A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português |
Authors: | Saraiva, Margarida |
Editors: | Silva, José Luis Vaz Carvalho, Ricardo |
Keywords: | Gestão da Qualidade Total Ensino Superior Princípios de Deming |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Associação de Estudos e Investigação Científica do ISLA - Lisboa |
Citation: | • SARAIVA, Margarida (2012) “A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português”, Revista Portuguesa de Management- Revista Científica, N.º 5-6, Ano 3, 95-116. ISSN: 1646-897X |
Abstract: | No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam imple-mentar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5171 |
ISSN: | 1646-897X |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|