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http://hdl.handle.net/10174/5165
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Title: | Aspekte darstellender Kunst in Mosambik. Tradition und Gegenwart |
Authors: | Alves Pereira, Paulo |
Editors: | Siepmann, Helmut Freund, Bodo |
Keywords: | Mapico Ndau Ritual Rituais de Iniciação Teatralidade Communitas Liminaridade Rituais de Passagem Herança cultural |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache |
Citation: | Alves Pereira, Paulo, (2004): "Aspekte darstellender Kunst in Mosambik. Tradition und Gegenwart", in DASP Hefte, Nº. 113/114, editores Helmut Siepmann e Bodo Freund, Bona, DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache, pp. 100-114. |
Abstract: | A reflexão sobre o teatro tradicional africano em geral e, neste caso, sobre o teatro moçambicano em particular, implica a necessária revisão de algumas concepções teatrais mais conservadoras. Tal se coloca quando discutimos sobre o conceito Teatro, levantando-se aí várias questões, nomeadamente até que ponto se deve entender aquele como a denominação de uma representação cénica de uma história ou acontecimento com implicações internas, ou externas à comunidade, durante a qual se estabelece uma comunicação artística entre aqueles que agem (actores/bailarinos) e aqueles que reagem (espectadores). Até que ponto podem ser consideradas danças/representações de carácter ritual, também como formas teatrais? Neste contexto pretendo-se abordar neste artigo as implicações do Mapico e do Ndau nas respectivas comunidades onde são realizadas, sobre o seu potencial estético-filosófico, bem como sobre a sua natureza deontológica. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Der Mapico und Ndau sind archaische ritualisierte Theaterformen, die in der Tradition der großen afrikanischen performativen Manifestationen stehen. Mittel der Körpersprache sind Marksteine der mündlich überlieferten Tradition, sowohl als Traditionsträger, als auch Traditionsvermittler. Diese vom Text unabhängigen theatralen Manifestationen beinhalten nicht nur Elemente der sozialen und politischen Satire und Parodie, sondern auch Elemente der oralen Lobdichtung. Sie bezwecken die Regelung der sozialen Positionierung des Geschlechts innerhalb einer patriarchalischen Gesellschaft und haben zugleich eine pädagogisch-initiatoriscche Funktion. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5165 |
ISSN: | 0935-5480 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ARC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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