Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5008

Title: Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades
Authors: Balça, Ângela
Keywords: Ensino da Língua Portuguesa
Leitura
Issue Date: 2010
Citation: Balça, A. (2010) Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades. Anais do Jalla Brasil 2010, 210-213
Abstract: O ensino da literatura na aula de Língua Portuguesa, em Portugal, está demasiado centrado nas sugestões enunciadas pelos manuais e nas respectivas propostas de correcção, fornecidas pelo guia do professor, que limitam quer a interpretação dos alunos quer a do próprio professor. Este, muitas vezes, não vê necessidade de investir numa análise mais subjectiva que permita alargar o horizonte dos alunos ou lhes permita trazer para essa mesma interpretação as suas experiências, não possibilitando a apreensão/valorização estética das obras literárias. Esta investigação, ao nível de Mestrado, configurou-se como um estudo de caso, tendo-se realizado o estudo numa turma de 9º ano de escolaridade, inspirado no modelo de Yopp e Yopp (2006), aplicado ao estudo de um conto do escritor português do século XIX, Eça de Queirós, conto este previsto no Programa da disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados do estudo apontam para grande identificação dos alunos com o texto em análise, tendo sido produzidos trabalhos muito interessantes que manifestam o grau de envolvimento afectivo crescente que gradualmente foram criando com o texto. Este envolvimento repercutiu-se em experiências de aprendizagem extremamente enriquecedoras quer a nível das competências da compreensão da leitura quer a nível das competências de expressão escrita e oral.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5008
ISBN: ISBN 978-85-228-0573-0
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
resumo Balça JALLA.doc21 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois