Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4963
|
Title: | Students and teachers perception of the tutoring regime in ESESJD-UÉ |
Authors: | Sim-Sim, Margarida Frade, Maria Chora, Antonia Marques, Maria do Ceu |
Keywords: | Tutoria; Ensino |
Issue Date: | 15-Apr-2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Sim-Sim, M., Frade, M. A., Chora, M. A. & Marques, M. C. (2010). Students and teachers perception of the tutoring regime in ESESJD-UÉ. LEARNING AND TEACHING IN HIGHER EDUCATION. University of Évora. 15-16 April, 2010 |
Abstract: | Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria instalado recentemente, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da ESESJD-UÉ. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável. Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes. Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas. Na perspectiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios, tais como a facilitação do processo académico e custos, nomeadamente adequação da gestão do trabalho docente por sobre-ocupação. Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários/suficientes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4963 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|