Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4688

Title: Adaptação e aplicação de um Scorecard Ético a Grupos Hoteleiros a operar no Algarve - Metodologia da análise qualitativa e apresentação de resultados.
Authors: Jorge, Fátima
Contreiras, Joaquim
Keywords: Responsabilidade Social Empresarial
Candidatos de Elevado Potencial
Scorecard Ético
Grupos de Interesse
Grupos Hoteleiros
Issue Date: 11-Jul-2011
Publisher: Almedina
Abstract: O conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) encontra-se, inegavelmente, na ordem do dia. Várias disciplinas têm procurado investigar pormenorizadamente em diversos campos de estudo os potenciais benefícios que a adopção de práticas de gestão socialmente responsáveis pode acarretar para o sucesso e sustentabilidade das mais diversas organizações. Estudos recentes sugerem que a percepção do envolvimento da organização em práticas de Responsabilidade Social influencia positivamente a adesão das pessoas, não só daquelas que já trabalham nas organizações, mas também de futuros trabalhadores. Neste estudo centramos as nossas atenções nos Candidatos de Elevado Potencial (CEP) que identificamos junto dos finalistas de cursos na área da hotelaria e do turismo e de activos em formação contínua em Escolas Técnicas e de Ensino Superior. Procuramos através da realização de entrevistas semi-estruturadas com base num guião, recolher informação junto de administradores e outros responsáveis por grupos Hoteleiros a operar no Algarve que nos permitam preencher um Scorecard Ético (SE), previamente construído e por nós adaptado, em que foram incluídas questões sobre a cultura ética organizacional, missão/finalidade organizacional; código de ética/conduta organizacional; relatório social/de sustentabilidade, que irá classificar cada um dos Grupos Hoteleiros (GH) participantes neste estudo. Neste artigo, para além de uma breve abordagem teórica, são apresentados os primeiros resultados da análise de conteúdo efectuada a 8 entrevistas semi-estruturadas a 8 GH a operar no Algarve com o respectivo preenchimento do SE de cada GH.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4688
ISBN: 9789724044200
Type: bookPart
Appears in Collections:NICPRI.UE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Adaptação e aplicação de um Scorecard Ético a Grupos Hoteleiros a operar no Algarve - Metodologia da análise qualitativa e apresentação de resultados.pdf336.76 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois