|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4665
|
Title: | Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos de validação de um questionário no ensino público português |
Authors: | Candeias, Adelinda Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Oliveira, Maria Manuela Trindade, Vítor |
Keywords: | Percepção de Qualidade Atitude Qualidade do ensino Validade Sucesso Académico |
Issue Date: | 2010 |
Abstract: | O presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos docentes do curso, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, metodologias de avaliação, programas das unidades curriculares, organização do processo de ensino e aprendizagem, infra-estruturas e recursos da instituição de ensino superior, perfil e estrutura do curso, satisfação e rendimento académico.
Neste trabalho damos conta do processo de construção do questionário que sustentou a recolha de informação. Trata-se de um questionário de auto-relato, constituído por 68 itens numa escala de resposta de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente, que tem como objectivo conhecer as representações de qualidade dos estudantes face ao ensino a que são sujeitos.
Apresentamos os estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário com uma amostra de alunos do ensino público superior português. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4665 |
ISSN: | 0214-9877 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|