Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4560

Title: O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)
Authors: Pereira, Elisabete
Lopes, Margaret
Nunes, Maria Fátima
Editors: Fiolhais, Carlos
Simões, Carlota
Martins, Décio
Keywords: História da Ciência
Coleccionismo
Circulação conhecimento
Arqueologia
Antropologia
Issue Date: Oct-2011
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citation: Pereira, E; Lopes, MM; Nunes, M.Fátima, «O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E O COLECCIONISMO PRIVADO: REDES INTELECTUAIS E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO (ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL - FINAIS DO SÉC. XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX)», Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências - Coordenação:Carlos Fiolhais; Carlota Simões; Décio Martins, Coimbra, Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, suporte CD, 2011: 1338_1351.
Abstract: O estudo das colecções e do coleccionismo praticado por actores sociais e científicos – em contexto europeu e internacional – revela-se fundamental para entender trajectórias de intelectuais, as relações entre as ciências e nacionalismo, a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas intervieram na comunicação pública das ciências. No âmbito do estudo das práticas coleccionistas de vários intelectuais portugueses que, num contexto de divulgação da cultura científica europeia fomentaram colecções privadas, pretendemos abordar a relação destes coleccionadores com as instituições científicas, reflectindo sobre o tópico da ciência na esfera pública. Identificando comunidades de interesse e redes de intelectuais, o nosso objectivo é assim concluir sobre a circulação do conhecimento científico e a forma como estas práticas coleccionistas intervieram na implementação e consolidação de instituições, bem como na comunicação pública das «sciencias archeologicas»
URI: http://hdl.handle.net/10174/4560
ISBN: 978-989-26-0122-9
Type: article
Appears in Collections:CEHFC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Coleccionimso_Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências_Livro de Actas.pdf39.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois