Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4455
|
Title: | MUSEpe [2010-2012]: Particularidades e impactos de um ano de intervenção |
Other Titles: | MUSEpe Project [2010-2012] – Particularities And Impacts of one year intervation |
Authors: | Pereira, Tiago |
Editors: | Román Sánchez, J. Carbonero Martín, M. Valdivieso Pastor, J. |
Keywords: | Projecto MUSEpe Actividades artístico-pedagógicas MUS-E Envolvimento dos Estudantes na Escola Clima de Escola Prevenção de práticas agressivas entre estudantes |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Pereira, T. (2011). Projecto MUSEpe [2010-2012]: Particularidades e impactos de um ano de intervenção. In J. Sánchez, M. Martín & J. Pastor (org.). Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural (7433-7452). Madrid: Associación Nacional de Psycología Y Educación |
Abstract: | Actualmente a importância das expressões artísticas na educação é irrefutável. Além de possibilitarem o desenvolvimento de competências transversais aos currículos escolares, a sua universalidade permite assumirem-se como veículos de excelência para o indispensável diálogo entre culturas junto de populações onde a educação coexiste com contextos sócio-culturalmente diversos. Nestes, o estudo/criação artística são formas essenciais de intervenção e acção social/emocional (especialmente na promoção de competências pessoais e sociais), bem como no potenciar da relação entre estudantes e da dinâmica e envolvimento escola-estudantes- familiares-meio.
O projecto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) assenta nestes princípios. Desde logo pelas características da população sua destinatária, onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes. Depois porque engloba pais, familiares e comunidade no sentido da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento dos/as alunos/as. Finalmente porque procura responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção.
O actual projecto (2010-2012), cujos impactos do primeiro ano de intervenção são apresentados, surge na sequência de dez anos de intervenção na escola e bairro da Cruz da Picada de Évora (Portugal) e aposta no aprofundamento do trabalho desenvolvido visando a sustentabilidade dos resultados e o alargamento da intervenção a novas metodologias/actividades, novos públicos e novos contextos. Para tal parte do desenvolvimento de um inovador projecto educativo que baseado no respeito e na valorização da diversidade cultural (mais-valia na construção da cidadania), visa a promoção da motivação, participação e envolvimento dos destinatários, bem como de capacidades de resiliência e factores protectores e de crescimento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4455 |
ISBN: | 978 - 84 - 614 - 8296 - 2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|