Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4440

Title: População Imigrante e seus contributos para as dinâmicas de desenvolvimento: estudos de caso em território português
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Santos, Marcos Olímpio
Vilar, Antónia
Keywords: Dinâmicas territoriais
população imigrante
Desenvolvimento local/regional
Concelho Moura - Alentejo
Issue Date: 2011
Publisher: Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Citation: Baltazar, Maria da Saudade; Santos, Marcos Olímpio e Vilar, Antónia (2011)"População Imigrante e seus contributos para as dinâmicas de desenvolvimento: estudos de caso em território português", Diversidades e desigualdades: XI Congresso Afro-luso-brasileiro de Ciências Sociais, Universidade Federal da Baia - Brasil, 7 a 10 de Agosto.
Abstract: Com base num estudo realizado em 2010 , no qual os autores participaram, propõem-se apresentar uma comunicação que incide sobre os impactos da imigração no município de Moura (localizado na sub-região do Baixo Alentejo, em Portugal). Para o efeito descreve-se o município, procede-se à caracterização do perfil da imigração que tem afluído a este município, e transcrevem-se os impactos recenseados na economia, e em outras variáveis demográficas tidas como pertinentes. Este estudo de diagnóstico centra-se nas seguintes dimensões analíticas: i) Demografia e família, ii) Mercado de trabalho, iii) Alojamento e condições de habitabilidade, iv) Saúde, Educação e Lazer, v) Processo de Integração: dificuldades sentidas; vi) Relações sociais, vii) Práticas Culturais, viii) Racismo e discriminação, ix) Trajectória migratória e x) Relações com país de origem. Ou seja, pretendem-se identificar os contributos das comunidades de imigrantes nas dinâmicas de desenvolvimento do território em análise, a partir de um maior conhecimento destas comunidades residentes no concelho e concomitantemente conferir sustentabilidade às intervenções futuras na área do acolhimento e integração e permitir a redução das assimetrias nesta matéria. A metodologia adoptada consistiu na consulta de informação disponível, assim como a aplicação de um inquérito por questionário aos imigrantes e de entrevistas realizadas junto de informantes chave (representantes de entidades públicas e privadas). Seguidamente abordam-se os efeitos que a actual crise socioeconómica poderá ter causado na dinâmica da imigração no município referido. A informação apresentada será complementada com os resultados obtidos numa dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Sociologia, orientado em 2008 por um autores, e que incidiu sobre o caso particular dos imigrantes brasileiros num outro município de Portugal.
URI: http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1307984225_ARQUIVO_DinTerrt-Imig_Portugal_SB_MO.pdf
http://hdl.handle.net/10174/4440
Type: lecture
Appears in Collections:CISAAS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
SOC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TEXTO - DinTerrt-Imig_Portugal.pdf282.2 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois