Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4360
|
Title: | O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso |
Authors: | Correia, Sónia Cid, Marília |
Keywords: | ensino evolução biológica |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Correia, S. & Cid, M. (2011). O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso. Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda. |
Abstract: | O estudo que se apresenta incide sobre o tema “evolução biológica”, o qual integra o programa curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano de escolaridade, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa.
O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões que se colocou nesta pesquisa foi a seguinte: “Como é abordado pelos professores o ensino da “evolução biológica” na sala de aula?”. Procurou-se, assim, analisar de forma aprofundada as metodologias de ensino a que o docente recorre nas aulas para a leccionação do tema.
A atenção foi aqui dirigida para os métodos de ensino, entendidos como técnicas capazes de ensinar com eficiência e focalizados nos processos de aprendizagem.
Os dados para análise foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: questionários aos alunos, entrevista ao professor e observação das aulas correspondentes ao tema. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4360 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|