Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4253

Title: Caminhos de aprendizagem – Projeto de desenvolvimento de competências de estudo autónomo.
Other Titles: Learning Paths – Development of self-study skills project
Authors: Martins, Paula
Batista, Mónica
Pereira, Tiago
Editors: Chaleta, E.
Santos, N.
Grácio, L.
Keywords: Caminhos de aprendizagem
Metacognição e meta-aprendizagem
Autorregulação
Metodologia de projeto
Envolvimento
Tempo de Estudo Autónomo
Plano Individual de Trabalho
Issue Date: 2011
Citation: Martins, P.; Batista, M. & Pereira, T. (2011). Caminhos de aprendizagem – Projeto de desenvolvimento de competências de estudo autónomo. Atas do Congresso. Internacional Interfaces da Psicologia – Qualidade de Vida, Vidas de Qualidade. Évora: Departamento de Psicologia e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Abstract: Com a presente comunicação pretende-se apresentar/discutir o projeto “Caminhos de aprendizagem”, implementado na EB1/JI da Cruz da Picada [Évora] desde o ano letivo 2010-2011, como resposta à necessidade de promover a participação ativa e reflexiva dos(as) alunos(as) na construção e apropriação dos seus percursos de aprendizagem, de rentabilizar recursos, e de redefinir o papel dos diferentes agentes educativos. A definição do projeto assentou em quatro princípios-chave: a Escola deve desenvolver oportunidades para que todos(as) os(as) seus/suas alunos(as) tenham acesso a um percurso diferenciado e assente nas suas características, competências, necessidades, interesses e ritmos; o envolvimento e a corresponsabilização do(a) aluno(a) no seu processo de aprendizagem é garante da construção de percursos significativos, motivantes e de sucesso; a equipa pedagógica deve revestir-se de um carácter multidisciplinar, inclusivo e de projeto, numa lógica de corresponsabilização de toda a equipa por todos(as) os(as) alunos(as); o projeto educativo que serve de base ao trabalho da equipa pedagógica deve emergir da própria comunidade educativa. Para tal reorganizou-se o Centro de Recursos Educativos da Escola (materiais, espaço e dinâmica de funcionamento), adaptaram-se instrumentos de registo/pilotagem e reorganizou-se o trabalho da equipa pedagógica de forma a intervir-se junto de nove alunos(as) (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) com necessidades educativas especiais. Tendo a equipa pedagógica avaliado como positivo o trabalho desenvolvido, pretende-se no presente ano letivo aprofundar e sustentar o trabalho, alargar o público-alvo (em número e perfil) e, finalmente, melhorar a articulação entre o projeto e o trabalho em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4253
ISBN: 978-989-8339-11-9
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CAMINHOS DE APRENDIZAGEM – PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ESTUDO AUTÓNOMO.pdf49.59 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois