|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4253
|
Title: | Caminhos de aprendizagem – Projeto de desenvolvimento de competências de estudo autónomo. |
Other Titles: | Learning Paths – Development of self-study skills project |
Authors: | Martins, Paula Batista, Mónica Pereira, Tiago |
Editors: | Chaleta, E. Santos, N. Grácio, L. |
Keywords: | Caminhos de aprendizagem Metacognição e meta-aprendizagem Autorregulação Metodologia de projeto Envolvimento Tempo de Estudo Autónomo Plano Individual de Trabalho |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Martins, P.; Batista, M. & Pereira, T. (2011). Caminhos de aprendizagem – Projeto de desenvolvimento de competências de estudo autónomo. Atas do Congresso. Internacional Interfaces da Psicologia – Qualidade de Vida, Vidas de Qualidade. Évora: Departamento de Psicologia e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. |
Abstract: | Com a presente comunicação pretende-se apresentar/discutir o projeto “Caminhos de aprendizagem”, implementado na EB1/JI da Cruz da Picada [Évora] desde o ano letivo 2010-2011, como resposta à necessidade de promover a participação ativa e reflexiva dos(as) alunos(as) na construção e apropriação dos seus percursos de aprendizagem, de rentabilizar recursos, e de redefinir o papel dos diferentes agentes educativos.
A definição do projeto assentou em quatro princípios-chave: a Escola deve desenvolver oportunidades para que todos(as) os(as) seus/suas alunos(as) tenham acesso a um percurso diferenciado e assente nas suas características, competências, necessidades, interesses e ritmos; o envolvimento e a corresponsabilização do(a) aluno(a) no seu processo de aprendizagem é garante da construção de percursos significativos, motivantes e de sucesso; a equipa pedagógica deve revestir-se de um carácter multidisciplinar, inclusivo e de projeto, numa lógica de corresponsabilização de toda a equipa por todos(as) os(as) alunos(as); o projeto educativo que serve de base ao trabalho da equipa pedagógica deve emergir da própria comunidade educativa.
Para tal reorganizou-se o Centro de Recursos Educativos da Escola (materiais, espaço e dinâmica de funcionamento), adaptaram-se instrumentos de registo/pilotagem e reorganizou-se o trabalho da equipa pedagógica de forma a intervir-se junto de nove alunos(as) (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) com necessidades educativas especiais.
Tendo a equipa pedagógica avaliado como positivo o trabalho desenvolvido, pretende-se no presente ano letivo aprofundar e sustentar o trabalho, alargar o público-alvo (em número e perfil) e, finalmente, melhorar a articulação entre o projeto e o trabalho em sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4253 |
ISBN: | 978-989-8339-11-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|