Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4086
|
Title: | Matemática I (Texto didáctico) |
Authors: | Carapau, Fernando |
Keywords: | Matemática I |
Issue Date: | 1-Oct-2010 |
Publisher: | Univ. Évora |
Abstract: | Este Texto Didáctico - que tem como base a bibliografia recomendada - é uma forma de
auxiliar o estudo dos alunos na disciplina de Matemática I das licenciaturas - Biotecnologia,
Bioquímica e Química - ministrada pelo Departamento de Matemática da
Universidade de Évora. O curso a desenvolver será rigoroso e exigente, como tal, o
estudo deste texto é, sem dúvida alguma, importante, mas por si só não basta, é
necessário consultar outros livros (ver bibliografia) e estudar as matérias propostas.
Neste texto didáctico o leitor não irá encontrar exercícios resolvidos sobre a matéria
exposta porque tais resoluções estão reservadas para as aulas teóricas e práticas. Por
este motivo é importante ir a todas as aulas e estar atento aos assuntos expostos,
para assim poder perceber as resoluções dos exercícios e tentar resolver outros por
iniciativa própria. No final de cada capítulo existem exercícios propostos para as
aulas teóricas, aulas práticas e também para trabalho de casa dos alunos. Numa
disciplina como Matemática I é necessário fazer um estudo profissional e diário, não
deixe o estudo para a véspera dos testes. Ter dúvidas é normal, todos nós somos
simples mortais, o que não é normal é não tentar combater essas dúvidas por iniciativa
própria. Sempre que uma dúvida teimar em não se dissipar pode recorrer aos
atendimentos semanais dos docentes da disciplina. Gostaria de alertar os alunos para
o seguinte facto: o ensino universitário é um ensino em que os alunos não podem ter
apenas por base o que lhes é ensinado nas aulas é necessário trabalhar arduamente
extra aulas para assim refinar o conhecimento sobre determinado assunto.
Quero terminar expressando a minha gratidão aos colegas e amigos que contribuiram
com os seus comentários pertinentes, sugestões e correcções que permitiram
a melhoria desde texto didáctico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4086 |
Type: | other |
Appears in Collections: | MAT - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|