Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3973

Title: Os eborenses e a prática desportiva
Authors: Carvalho, Luísa
Infante, Paulo
Afonso, Anabela
Keywords: Amostragem
Análise exploratória de dados
Inferência
Issue Date: 30-Sep-2011
Publisher: Sociedade Portuguesa de Estatística
Citation: Carvalho, C.; Infante, P.; Afonso, A. (2011). Os eborenses e a prática desportiva. SPE 2011 Programa e Resumos. XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística.
Abstract: Os estilos de vida saudáveis são promovidos por práticas activas que diminuam e combatam o sedentarismo, reduzindo consideravelmente os riscos de várias doenças. A Organização Mundial de Saúde reconhece a grande importância da actividade desportiva para a saúde física, mental e social, e para o nosso bem-estar. Aponta para a necessidade de políticas que levem em conta as necessidades e possibilidades dos diferentes indivíduos, procurando integrar a actividade física no dia-a-dia de todas as faixas etárias em todos os sectores sociais. Neste contexto, diferentes municípios têm desenvolvido diversas iniciativas de promoção da prática desportiva procurando também conceber infra-estruturas que tentem ir de encontro a este objectivo e às necessidades e desejos dos seus munícipes. Numa colaboração entre a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Évora, desenvolveu-se um estudo tendo como objectivo principal a caracterização da prática desportiva no Concelho de Évora com base nos seus hábitos desportivos, grau de satisfação com a oferta desportiva e com os equipamentos desportivos municipais e perfil sociocultural. Inicialmente foi concebido um questionário tendo em conta os objectivos definidos pela secção de Desporto do Município de Évora, o qual, depois de validado, foi aplicado a uma amostra representativa dos munícipes deste Concelho (com base nos dados fornecidos pelo INE nos Censos 2001). Neste trabalho efectua-se uma descrição das principais etapas do estudo e apresentam-se os resultados mais importantes que caracterizam a actividade física neste concelho. Além da estatística descritiva e dos testes não paramétricos de associação, utilizam-se ferramentas estatísticas que permitem traçar diferentes perfis de praticantes como é o caso da regressão logística. Por fim, compararam-se os resultados deste estudo com os obtidos em estudos desenvolvidos a nível nacional e europeu. A nível nacional refira-se o estudo comparativo apresentado em [1], onde factores como a idade, sexo, nível de escolaridade e estatuto socioprofissional surgem associados à prática desportiva. A nível da União Europeia têm-se realizado alguns estudos relacionados com a temática, sendo o mais recente efectuado pelo Eurobarómetro em 2010, com dados referentes a 2009 [2]. Este estudo indica-nos que Portugal é um dos piores países da União Europeia, com os menores índices da prática desportiva (33%) à semelhança dos países mediterrânicos. Em contrapartida os países nórdicos, tais como Suécia e Finlândia, apresentam um índice de prática desportiva de 72%.
URI: http://www.spe2011.ipleiria.pt/resources2?portal=spe2011&name=spe2011-livroresumos[1].pdf&md5=4a967d3343d9862e9bf43945d794d917&ctype=application/pdf&cLen=1928556&sruid=18273-cms-main-documents&type=pdf
http://hdl.handle.net/10174/3973
Type: lecture
Appears in Collections:MAT - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CarvalhoInfanteAfonso_2011_Resumo.pdf36.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois