Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39711
|
| Title: | A importância do estudo orientado no processo de ensino-aprendizagem do violino |
| Authors: | Salvado, Lúcia Carvalho |
| Advisors: | Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e |
| Keywords: | Estudo orientado Violino Prática individual Ensino especializado Aprendizagem musical Guided practice Violin, individual practice Specialized education Musical learning |
| Issue Date: | 15-Sep-2025 |
| Publisher: | Universidade de Évora |
| Abstract: | A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, ramo de Instrumento – Violino, da Universidade de Évora decorrente no ano letivo 2023/2024. Este relatório integra a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na Academia de Música de Lisboa, apresentando a descrição da prática pedagógica, a caracterização da escola e dos alunos acompanhados, bem como as atividades letivas observadas e realizadas. Inclui-se ainda a reflexão crítica sobre a ação docente e os processos de aprendizagem observados.
A segunda parte deste trabalho corresponde à investigação intitulada “A importância do Estudo Orientado no Processo de Ensino-Aprendizagem do Violino - com o objetivo de refletir sobre o papel do professor na orientação do estudo autónomo e sobre os efeitos dessa orientação na progressão técnica e artística dos alunos.
Partindo de uma abordagem qualitativa, com base na observação direta em contexto educativo, procurou-se compreender de que forma as estratégias de estudo propostas pelo professor influenciam a prática individual dos alunos. Através da análise dos dados recolhidos e da articulação com a literatura especializada, conclui-se que o estudo orientado é um fator determinante na construção de hábitos eficazes da prática instrumental e no desenvolvimento da autonomia dos alunos de violino;The Importance of Guided Practice in the Violin Learning Process - Abstract: This dissertation was carried out within the scope of the master’s degree in music education, Instrument Branch – Violin, at the University of Évora, during the academic year 2023/2024. The report includes the Supervised Teaching Practice developed at the Lisbon Music Academy, presenting a description of the pedagogical practice, the characterization of the school and the students involved, as well as the observed and implemented teaching activities. A critical reflection on the teaching practices and learning processes is also included.
The second part of this work corresponds to the research entitled “The Importance of Guided Practice in the Violin Learning Process”, which aims to reflect on the teacher’s role in
guiding students’ individual study and the effects of that guidance on their technical and artistic development.
Based on a qualitative approach and direct observation in an educational setting, the study sought to understand how the practice strategies proposed by the teacher influence the
students’ individual work. Through data analysis and articulation with specialized literature,
the study concludes that guided practice is a key factor in developing effective instrumental routines and in fostering autonomy among violin students. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39711 |
| Type: | masterThesis |
| Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|