Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39701

Title: Estratégia de Comunicação para o ginásio Supera
Authors: Lopes, Rita Sofia Gromicho
Advisors: Vacas-de-Carvalho, Leonor
Keywords: Marketing
Estratégia
Comunicação
Ginásio
Consumidor
Marketing
Strategy
Communication
Gym
Consumer
Issue Date: 11-Sep-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com este estágio curricular pretende-se utilizar o conhecimento adquirido de modo a contribuir para uma melhoria na gestão da comunicação do Ginásio Supera. Atualmente, o ginásio realiza algumas ações como o marketing boca a boca, e publicações nas redes sociais, mas não tem uma estratégia de comunicação bem definida. Este trabalho pretende ajudar a colmatar essa deficiência, desenvolvendo uma estratégia de comunicação, contribuindo para ajudar na divulgação do espaço, serviços e da marca. Para a realização deste trabalho foi utilizada a seguinte metodologia: revisão da literatura sobre comunicação e estratégia de comunicação de marketing, recolha de dados secundários e de dados primários, nomeadamente através de observação participante para realizar a análise da empresa e da marca, a análise de mercado, da concorrência e da envolvente. Com base na revisão da literatura e na análise da situação elaborou-se uma estratégia de comunicação composta por 4 táticas. Implementaram-se algumas táticas dessa estratégia e analisaram-se os resultados. Os resultados obtidos foram bastante positivos, uma vez que se conseguiu reter 13% dos clientes que pretendiam sair e angariar novos clientes, constituindo um aumento de 4,1% no total da base de clientes. Houve bom feedback dos clientes relativamente às táticas implementadas e ao trabalho realizado nas redes sociais e a imagem da empresa nas redes sociais melhorou, o que foi comprovado pela redução de comentários negativos. - The title of this internship report is: Communication strategy for Supera gymmnasium - Abstract: With this curricular internship, the aim is to apply the knowledge acquired in order to contribute to an improvement in the communication management of Supera’s Gym. Currently, the gym carries out some actions such as word-of-mouth marketing and social media posts, but it does not have a well-defined communication strategy. This work aims to help address this gap by developing a communication strategy, contributing to the promotion of the space, services and the brand. For the development of this work, the following methodology was used: a literature review on communication, marketing communication strategy, the collection of secondary and primary data, namely through participant observation to analyze the company and the brand, as well as market, competition and environmental analysis. Based on the literature review and the situation analysis, a communication strategy was developed, consisting of 4 tactics. Some of these tactics, which are part of the strategy, were implemented and after that the results were analyzed. The results obtained were very positive, as 13% of the clients who intended to leave were retained, and new clients were acquired, representing a 4,1% increase in the total client base. There was also good feedback from customers regarding the implemented tactics and the work carried out on social media. The company’s image on these platforms also improved, as evidenced by a reduction in negative comments.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39701
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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