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http://hdl.handle.net/10174/38218
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Title: | Intervenção em Aconselhamento de Carreira por meio da Maturidade para a Escolha Profissional |
Authors: | Alvarenga, Marco Marques, Amanda Guilhermino, Carolina Pollo, Tatiana Azevedo, Tiago Cardoso, Paulo |
Keywords: | Orientação Profissional Aconselhamento de carreira Maturidade Vocacional Estudantes ensino médio |
Issue Date: | 24-Feb-2025 |
Publisher: | Scielo |
Abstract: | A Teoria Life-Span/Life Space (LSA) foi desenvolvida a partir da suposição de que
assumimos diferentes papéis ao longo do ciclo vital, fundamentais para o desenvolvimento da
identidade vocacional. A maturidade para a escolha profissional é um dos processos identificados no desenvolvimento de carreira. No entanto, tomar decisões sobre a carreira constitui uma tarefa complexa ao lidar com muitas dúvidas. Por este motivo, o aconselhamento de carreira (AC) pode auxiliar jovens e adultos no planejamento da vida profissional. Deste modo, esta pesquisa
objetivou verificar o efeito do AC sobre a maturidade para escolha vocacional em estudantes do terceiro ano do ensino médio (N = 130) de escolas públicas e particulares. Os participantes eram predominantemente do sexo feminino (70%), com idades entre 16 e 18 anos (M = 17,13; DP = 0,589). Tratou-se de uma pesquisa com desenho pré e pós-intervenção nas modalidades individual ou em grupo. Foram utilizados a Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP) e um questionário de percepção sobre as intervenções. Os dados foram tratados por meio de análises descritivas, comparação entre grupos, correlação e regressão. Os resultados
evidenciaram a diminuição do efeito das variáveis sociodemográficas sobre a maturidade após a intervenção, além de mudanças significativas (p < 0,001) produzidas na maturidade (d = 0,56)
e em suas dimensões (d = 0,55; 0,39; 0,36; 0,31 e 0,23 respectivamente para determinação, conhecimento da realidade, autoconhecimento, responsabilidade e independência). Pesquisas na área devem prosseguir considerando estudantes de outras séries do ensino médio ou períodos do desenvolvimento como adultos. |
URI: | https://doi.org/10.1590/1982-3703003277438 http://hdl.handle.net/10174/38218 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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