Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/3806
Title:
A Génese do tento no testemunho dos manuscritos P-Cug MM 48 e MM 242 (com uma edição crítica dos ricercari de Jacques Buus e das suas versões recompostas)
P-Cug MM 242 Tento P-Cug MM 48 Ricercare Jacques Buus Música de tecla António Carreira Música instrumental
Issue Date:
2011
Abstract:
RESUMO
Título: A génese do tento no testemunho dos manuscritos P-Cug MM 48 e MM 242 (com uma edição crítica dos ricercari de Jacques Buus e das suas versões recompostas)
A presente tese estuda a génese do tento e da fantasia para tecla na ilustração dos manuscritos P-Cug MM 48 e 242. Partindo das recomposições dos ricercari do Libro primo… (1547) de Jacques Buus constantes na parte inicial do MM 242 e tendo por base as suas cópias realizadas a partir do MM 48, esta tese tem como primeiro assunto central a análise dos processos de estudo e recomposição patentes nas referidas obras. Num segundo momento, é estabelecida a sua relação comparativa com a estrutura formal e estilística do tento e da fantasia para tecla em Portugal, por volta de meados do século XVI, no testemunho de algumas obras de António Carreira incluídas no MM 242.
ABSTRACT
Title: The origins of the tento in the testimony of manuscripts P-Cug MM 48 & MM 242 (with a critical edition of Jacques Buus´s ricercari and its recomposed versions)
This thesis focuses on the origins of the keyboard tento and fantasia as exemplified by the two manuscripts P-Cug MM 48 & 242. Beginning with the recompositions of Jacques Buus´s ricercari from his Libro primo… (1547) that are in the initial part of MM 242 and having in mind that these were based upon the copies of the original versions included in MM 48, the first aim of this thesis is to analyze the study and recompositional processes that these works reveal. His second purpose concerns the comparative relation of Buus´s recompositions with the formal and stylistic structure of the mid-sixteenth century keyboard tento and fantasia in Portugal, as testified by some António Carreira´s work included in MM 242.