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http://hdl.handle.net/10174/37790
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Title: | A educação ambiental no ensino básico: um estudo de caso sobre as temáticas abordadas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento |
Authors: | Fernandes, Inacio Ngouabi Gomes |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Ensino Básico Cidadania e Desenvolvimento Flexibilidade Curricular Educação Ambiental Sustentabilidade Basic Education Citizenship and Development Curricular Flexibility Environmental Education Sustainability |
Issue Date: | 20-Dec-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho desenvolveu-se em torno da temática da Educação Ambiental na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com o objetivo desenvolver um estudo sobre a seguinte questão: Quais as temáticas abordadas pelos docentes de cidadania e quais as perceções dos alunos sobre essas mesmas temáticas, principalmente numa ótica de Educação Ambiental?
O ambiente e sustentabilidade são temas cada vez mais abordados nas escolas constituindo a base de muitos projetos. Este é um estudo de caso que nos permitiu conhecer as temáticas e as práticas ambientais abordadas na Disciplina Cidadania e Desenvolvimento, identificar as metodologias de trabalho implementadas, possibilitando também colmatar lacunas na escolha das temáticas abordadas nesta disciplina. Este estudo tem como principal fito enfatizar as questões ambientais na formação dos alunos, contribuindo assim para a melhoria dos comportamentos ao nível ambiental dos alunos enquanto cidadãos, levando-os a refletir quanto aos seus valores e práticas ambientais, de forma a evitar consumos supérfluos e desperdício que prejudicam o meio ambiente. Procura-se também contribuir para fomentar a implementação de formas atrativas de abordar estas temáticas nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, promovendo de igual modo a participação em projetos relacionados com a temática envolvente.
Do ponto de vista metodológico optou-se por um estudo de natureza quantitativa, em que o método de recolha de dados foi o inquérito por questionário e consulta de legislação enquadradora.
Os resultados desta investigação apontam para a existência de abordagens, ações e lógicas de trabalho em torno da Educação Ambiental, levadas a cabo no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Globalmente, podemos considerar, tendo em atenção os resultados da investigação, que, ao nível das abordagens, muito embora nem sempre ocorra um domínio profundo dos conceitos tratados, predomina um estilo de atuação proactivo em torno da promoção de boas práticas tendentes à preservação ambiental e à sustentabilidade. Verifica-se também que muito embora a formação de base do docente influencie a escolha dos temas a tratar, as questões ambientais acabam sempre por ser abordadas. A relevância política e social e a urgência colocada nessa matéria tornam-nas incontornáveis, fazendo delas um eixo de atividades desenvolvidas na disciplina. Quer os docentes, quer os alunos reconhecem a relevância do tema, considerando que contribuem para promover práticas amigas do ambiente na vida quotidiana. O estudo deixa também entrever a necessidade de as escolas delinearem orientações claras sobre a lecionação e o enquadramento de funcionamento da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O estudo remete, igualmente, para a relevância da disciplina na formação dos futuros cidadãos, preparando-os para enfrentar os desafios da sociedade, entre os quais ganha relevância a preservação ambiental. Tanto quanto julgamos, os resultados do estudo em causa poderão contribuir para uma reflexão em torno do funcionamento desta disciplina, no sentido de a potenciar, concedendo centralidade às questões ambientais; - ENVIRONMENTAL EDUCATION IN BASIC EDUCATION: A CASE STUDY ON THE TOPICS COVERED IN THE DISCIPLINE CITIZENSHIP AND DEVELOPMENT
ABSTRACT:
This work was developed around the theme of Environmental Education in the Citizenship and Development discipline with the aim of developing a study on the following question: What are the themes addressed by citizenship teachers and what are the students' perceptions of these same themes, mainly in a Environmental Education perspective?
Environment and sustainability are topics increasingly addressed in schools, forming the basis of many projects. This is a case study that allowed us to understand the environmental themes and practices covered in the Citizenship and Development Subject, identify the work methodologies implemented, also making it possible to fill gaps in the choice of themes covered in this subject. This study covers academic knowledge, personal and professional experiences, with the aim of emphasizing environmental issues in the training of students, thus contributing to the improvement of students' environmental behavior as citizens, leading them to reflect on their environmental values and practices, to avoid superfluous consumption and waste that harm the environment. The aim is also to contribute to promoting the implementation of attractive ways of approaching these themes in Citizenship and Development classes, also promoting participation in projects related to the surrounding theme.
From a methodological point of view, we opted for a quantitative study, in which the data collection method was a questionnaire survey and consultation of framework legislation.
The results of this investigation point to the existence of approaches, actions and work logic around Environmental Education, carried out within the scope of the Citizenship and Development discipline. Overall, we can consider, considering the research results, that, in terms of approaches, although there is not always a deep mastery of the concepts covered, a proactive style of action predominates around the promotion of good practices aimed at environmental preservation and to sustainability. It is also clear that although the teacher's basic training influences the choice of topics to be addressed, environmental issues always end up being addressed. The political and social relevance and the urgency placed on this matter make them unavoidable, making them an axis of activities developed in the discipline. Both teachers and students recognize the relevance of the topic, considering that they contribute to promoting environmentally friendly practices in everyday life. The study also highlights the need for schools to outline clear guidelines on the teaching and operating framework of the Citizenship and Development subject. The study refers to the relevance of discipline in the training of future citizens, preparing them to society challenges, among which environmental preservation gains relevance. As far as we believe, the results of the study in question may contribute to a reflection on the functioning of this discipline. To enhance it, giving centrality to environmental issues. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37790 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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