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http://hdl.handle.net/10174/37789
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Title: | A cisterna como construção do vazio. Reflexão sobre a possibilidade de crescimento do Convento de Nossa Senhora da Saudação |
Authors: | Rodrigues, Edgar Emanuel Raposo |
Advisors: | Pacheco, António Pedro Moreira Tereno, Maria do Céu S. |
Keywords: | Cisterna Vazio Convento Património Água Espaço do Tempo Cistern Void Convent Heritage Water Espaço do Tempo |
Issue Date: | 12-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O conceito de vazio, na arquitetura, transcende a simples ausência física, torna-se um elemento
fundamental na geração de espaço e na experiência sensorial dos ambientes construídos.
Através de elementos como luz, escala e forma, o vazio molda a perceção espacial
e simbólica dos espaços, estabelecendo um diálogo entre cheio/ vazio, e visível/ invisível.
No Convento de Nossa Senhora da Saudação, em Montemor-o-Novo, esta dualidade manifesta-
se através da sua morfologia de construção, com elementos acima e abaixo do
solo. A análise aprofundada deste conjunto revelou a existência de uma lógica. As cisternas,
apesar de serem estruturas subterrâneas e muitas vezes impercetíveis, estão sempre
presentes em cada pátio, estabelecendo assim uma relação sistemática entre os espaços
abertos e os subterrâneos.
As cisternas, surgem então como dispositivos arquitetónicos que materializam o conceito
de vazio e que, mesmo ocultas, moldam o ambiente visível, funcionando como elementos
geradores de espaço. Reconhecer esta característica, permite compreender que o vazio
associado às cisternas, não se limita apenas à componente funcional, mas atua também
como um elemento estético e simbólico da narrativa arquitetónica do convento.
A proposta de ampliação do Convento de Nossa Senhora da Saudação manifesta-se como
um resultado natural da sua matriz construtiva, subvertendo a noção tradicional de crescimento
arquitetónico. Em vez de adicionar nova matéria, propõe-se a criação de espaços
através da supressão da mesma, enfatizando o vazio como elemento gerador de espaço.
Esta abordagem permite equilibrar as componentes cultural, histórica, patrimonial e artística,
respeitando a integridade do conjunto enquanto se adapta às necessidades contemporâneas
e ao programa existente. Ao estabelecer um diálogo entre o passado e o presente, a
intervenção assegura a continuidade da identidade e memória do convento.
Através da exploração do vazio como uma ferramenta de projeto, fomenta-se uma reflexão
que contribui para a valorização contínua do património cultural de Montemor-o-Novo; - ABSTRACT: THE CISTERN AS CONSTRUCTION OF THE VOID
REFLECTION ON THE POSSOBILITY OF GROWTH OF THE CONVENT OF NOSSA
SENHORA DA SAUDAÇÃO
The concept of void in architecture transcends mere physical absence, becoming a fundamental
element in the generation of space and in the sensory experience of built environments.
Through elements such as light, scale and form, emptiness shapes the spatial
and symbolic perception of spaces, establishing a dialog between full/empty and visible/
invisible.
In the Convent of Nossa Senhora da Saudação, in Montemor-o-Novo, this duality manifests
itself through its construction morphology, with elements above and below ground. An in-
-depth analysis of this complex revealed the existence of a logic. The cisterns, despite being
underground structures and often imperceptible, are always present in each courtyard, thus
establishing a systematic relationship between the open and underground spaces.
The cisterns then appear as architectural devices that materialize the concept of emptiness
and that, even hidden, shape the visible environment, functioning as space-generating
elements. Recognizing this characteristic allows us to understand that the emptiness associated
with the cisterns is not limited to the functional component, but also acts as an
aesthetic and symbolic element of the convent’s architectural narrative.
The proposal to expand the Convent of Nossa Senhora da Saudação appears as a natural
result of its constructive matrix, subverting the traditional notion of architectural growth.
Instead of adding new material, it is proposed to create spaces by suppressing it, emphasizing
the void as an element that generates space.
This approach balances the cultural, historical, heritage and artistic components, respecting
the integrity of the complex while adapting to contemporary needs and the existing
program. By establishing a dialog between the past and the present, the intervention ensures
the continuity of the convent’s identity and memory.
Through the exploration of emptiness as a design tool, a thought process is fomented that
contributes to the ongoing enhancement of Montemor-o-Novo’s cultural heritage. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37789 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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