|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37780
|
Title: | A importância do Balanced Scorecard na implementação da estratégia: aplicação no subsistema de assistência na doença da Polícia de Segurança Pública para manutenção do equilíbrio financeiro e promoção da satisfação dos beneficiários |
Authors: | Afonso, João Eduardo Gonçalves |
Advisors: | Casas Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marques Sousa, António João Coelho de |
Keywords: | Balanced Scorecard Estratégia Equilíbrio financeiro Sustentabilidade Satisfação Subsistema de Assistência na Doença da Polícia de Segurança Pública Balanced Scorecard Strategy Financial balance Sustainability Satisfaction Security Police Health Care Subsystem |
Issue Date: | 13-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Numa era de incertezas e de constantes mudanças, com o ritmo da inovação cada vez mais acentuado, é impossível às organizações navegarem em direção a um futuro mais competitivo, centradas apenas em objetivos, indicadores e medidas financeiras.
Neste contexto, o ponto de partida do presente trabalho de investigação surgiu de duas questões-problema:
1. Como conceptualizar e desenvolver um Balanced Scorecard (BSC) no SAD/PSP que promova a implementação da estratégia?
2. De que modo o BSC pode contribuir para manter o equilíbrio financeiro do SAD/PSP e aumentar a satisfação dos seus beneficiários?
O método utilizado foi a “Investigação-ação” e a recolha de dados foi efetuada através de uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas, análise documental e observação direta.
O presente trabalho de investigação demonstrou que a implementação do BSC permite corporizar uma estratégia, alinhada com a estratégia da PSP, manter o equilíbrio financeiro e aumentar a satisfação dos beneficiários; - Abstract:
The Importance of the Balanced Scorecard in the Implementation of the Strategy: Application in the Public Security Police Health Care Subsystem for Maintaining Financial Balance and Promoting Beneficiary Satisfaction
In an era of uncertainties and constant changes, with the pace of innovation increasingly accentuated, it’s impossible for organizations navigate towards a more competitive future, focused only on objectives, indicators and financial measures.
In this context, the starting point of the present research work arose from two problem-questions:
1. How to conceptualize and develop a Balanced Scorecard (BSC) in the PSP/HCS that promotes the implementation of the strategy?
2. How can the BSC contribute to maintain the financial balance of the PSP/HCS and increase the satisfaction of its beneficiaries?
The method used was "Action - research" and data collection was carried out through a qualitative approach, using interviews, documentary analysis and direct observation.
The present research work demonstrated that the implementation of BSC allows to embody a strategy, aligned with the PSP strategy, maintain financial balance and increase the satisfaction of beneficiaries. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37780 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|