|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37768
|
Title: | Esports no contexto universitário de Portugal: caraterização dos gamers estudantes do ensino superior |
Authors: | Mendes, Gonçalo Alexandre Aguiar |
Advisors: | Teixeira, Mário Coelho Afonso, Anabela Cristina Cavaco Ferreira García-Fernández, Jerónimo |
Keywords: | Desporto Eletrónico Desporto Universitário Gaming Videojogos Electronic Sports University Sports Gaming Videogames |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O desporto eletrónico em Portugal constitui um panorama subdesenvolvido e pouco cientificamente explorado. Apesar de nos últimos anos terem ocorrido iniciativas que vieram dar alento à presença do esports no desporto universitário do país, este aparenta ser limitado na sua oferta comparativamente ao cenário global, e com uma provável margem de evolução. O objetivo principal desta dissertação passa por caraterizar os gamers estudantes do ensino superior de Portugal, tendo em conta os seus hábitos e interesses no gaming, particularmente na vertente competitiva do mesmo - o esports. Isto, no sentido de mapear a cultura vigente e possibilitar uma aproximação da oferta do desporto eletrónico universitário à procura atual. O universo desta investigação é constituído por 1073 estudantes, que jogam videojogos regularmente (pelo menos uma vez por semana), de 30 instituições de ensino superior público de Portugal no ano letivo de 2023/2024. Seguindo uma abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos entre abril e junho de 2024 através da aplicação de um inquérito por questionário, e posteriormente analisados com técnicas estatísticas de natureza descritiva e inferencial. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos gamers estudantes tem interesse em disputar competições de desporto eletrónico no ensino superior, com maior preponderância dos masculinos, e que quanto maior for a envolvência com o gaming, maior é esse interesse. Foram identificadas noventa modalidades de oito géneros diferentes, incluindo videojogos mobile, que os mesmos pretendem competir. Concluiu-se que os programas atuais do esports universitário de Portugal incluem as modalidades de maior interesse, embora exista um considerável potencial na procura para diversificar e/ou alargar a oferta; - University Esports in Portugal: characterization of higher education gamer students
ABSTRACT:
Esports in Portugal represent an underdeveloped landscape and one that has been scarcely explored scientifically. Despite initiatives in recent years that have boosted the presence of university esports across the country, the current offering appears to be limited compared to the global scene, with a likely potential for growth. The main objective of this dissertation is to characterize higher education students in Portugal who are gamers, considering their gaming habits and interests, particularly in the competitive aspect—esports. This aims to map the prevailing culture and enable a closer alignment between the university esports offering and current demand. The research universe consists of 1073 students who regularly play video games (at least once a week) from 30 public higher education institutions in Portugal during the 2023/2024 academic year. Following a quantitative approach, data was collected between April and June 2024 through a questionnaire survey and subsequently analyzed using descriptive and inferential statistical techniques. The results show that the majority of gamer students are interested in participating in esports competitions within higher education, with a higher prevalence among males, and that the greater the involvement in gaming, the greater this interest. Ninety different games across eight genres, including mobile games, were identified as ones they would like to compete in. It was concluded that current university esports programs in Portugal include the most popular games, although there is considerable potential in demand to diversify and/or expand the offering. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37768 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|