Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37761
|
Title: | A iconografia da Revolução dos Cravos: capas de obras de literatura para a infância e a juventude publicadas em datas comemorativas |
Authors: | Azevedo, Fernando Balça, Ângela |
Keywords: | Literatura para a infância e a juventude Revolução de 25 de Abril de 1974 Capas dos livros |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Boletín Galego de Literatura, (62) (2024). |
Abstract: | Este trabalho investiga a representação visual da iconografia da Revolução dos Cravos em capas de obras de literatura para a infância e a juventude publicadas em datas comemorativas, explorando a sua evolução e impacto na perceção e valores associados à Revolução. A pesquisa responde a uma lacuna identificada na revisão de literatura: a reduzida existência de estudos consagrados em exclusivo à análise e interpretação visual de capas de literatura para a infância e a juventude. O objetivo geral deste estudo é conhecer e compreender os elementos iconográficos que remetem para a Revolução dos Cravos nas capas de obras de literatura para a infância e a juventude. A metodologia seguida é qualitativa, de natureza observacional, centrando-se na análise visual e interpretativa das capas das obras referidas. Os resultados do estudo evidenciam que à medida que a distância face ao acontecimento histórico aumenta, os símbolos da Revolução tendem a ser singelamente apresentados, permanecendo, todavia, determinados valores considerados fundacionais: a liberdade, a alegria, a democracia. A receção destes textos pelas gerações mais jovens acredita-se que as ajudará a aprender sobre o valor da liberdade, tanto em sentido literal quanto metafórico, e sobre como a organização visual pode transmitir mensagens poderosas. |
URI: | https://doi.org/10.15304/bgl.62.9818 http://hdl.handle.net/10174/37761 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|