Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37760
|
Title: | Formação leitora de jovens brasileiros e portugueses: suportes, títulos e autores |
Authors: | Batista, Patrícia Balça, Ângela Lima, Sheila |
Keywords: | Ensino de literatura Suporte de leitura Jovens Escola |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Bakhtiniana, São Paulo, 19 (3): e64023p, julho/set. 2024 |
Abstract: | Neste artigo, apresentamos a análise de um recorte dos dados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros e portugueses. O objetivo é identificar os suportes textuais utilizados para a leitura literária, bem como os autores e obras mais lidos por esse público, a fim de refletir sobre as influências subjacentes a essas escolhas. Para tanto, analisamos as respostas dadas a um questionário aplicado aos estudantes do último ano do Ensino Médio dos dois contextos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, com aporte teórico em Barthes (2004), Balça e Costa (2017), Pennac (1993), Petit (2009), Todorov (2010), entre outros que discorrem sobre a temática. Os resultados mostram que os jovens preferem ler obras literárias no suporte impresso, as quais são eleitas, na maioria, conforme as exigências das instituições escolares e mercado editorial. |
URI: | http://dx.doi.org/10.1590/2176-4573p64023 http://hdl.handle.net/10174/37760 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|