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http://hdl.handle.net/10174/37631
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Title: | Auto perceção de inteligência versus competências matemáticas transversais: um estudo realizado com estudantes dos ensinos básico e secundário |
Authors: | Oliveira, Dinis Pedro Marreiros |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Inteligência Capacidades matemáticas transversais Ensinos básico e secundário Intelligence Cross-cutting mathematical abilities Middle and high school |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A investigação tem constatado que a perceção que cada indivíduo possuí acerca
do conceito de inteligência tem influência na sua abordagem à aprendizagem. Vários
estudos efetuados na área têm demonstrado que esta perceção afeta vários fatores,
nomeadamente a performance escolar dos/as alunos/as.
No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da
Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, desenvolveu-se um estudo
que consistiu em averiguar a relação entre a auto conceção pessoal de inteligência de
cada aluno/a e a sua performance nas capacidades matemáticas transversais sobre
raciocínio, representações e comunicação.
Do ponto de vista metodológico, dada a natureza das questões de investigação,
optou-se por um estudo de abordagem quantitativa, assente no paradigma positivista, e
na modalidade correlacional.
Os resultados mostraram que o tipo de auto conceção de inteligência (CPI)
possuí uma correlação positiva significativa com as três capacidades matemáticas
transversais em estudo; - Self-theories about intelligence versus transversal mathematical skills: A study
carried out on middle and high school students
Abstract:
Research has shown that everyone’s perception of the concept of intelligence
influences their approach to learning. Several studies in the field have shown that this
perception affects various factors, including student’s performance at school.
As part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in
Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, a
study was carried out to investigate the relationship between each student's personal
self-conception of intelligence and their performance in the transversal mathematical
skills of reasoning, representations and communication.
From a methodological point of view, given the nature of the research questions,
we opted for a quantitative approach, based on the positivist paradigm and the
correlational modality.
The results showed that the type of self-conception of intelligence (CPI) had a
significant positive correlation with the three cross-cutting mathematical abilities under
study. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37631 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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