Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37497
|
Title: | A Lengalenga na Iniciação à Guitarra |
Authors: | Ivanovic, Dejan |
Editors: | Moreira, Pedro Barceló, Ricardo |
Keywords: | Lengalenga. Familiaridade. Ensino. Iniciação. Guitarra. |
Issue Date: | 16-Oct-2024 |
Publisher: | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade de Minho |
Citation: | O presente artigo apresenta como proposta o uso da lengalenga e das suas formas distintas como prática pedagógica no início do estudo de guitarra. |
Abstract: | O presente artigo apresenta como proposta o uso da lengalenga e das suas formas distintas como prática pedagógica no início do estudo de guitarra. A mencionada estratégia está ligada diretamente ao conceito de familiaridade no processo de aprendizagem do instrumento e da música por parte de crianças entre sete e onze anos. É analisado o trabalho de diversos autores portugueses sobre os benefícios da lengalenga e da sua aplicação na Educação, particularmente no Ensino de Música. Posteriormente, o trabalho estabelece uma ponte entre a abordagem do pensamento musical de Edwin Gordon com a familiaridade, passando para o uso da lengalenga no ensino de guitarra e focando-se, particularmente, no estudo da secção inicial do livro Coletânea de Composições para Guitarra (1973) de Vjekoslav Andreé (1935–2002), o manual de caráter quase obrigatório para a pedagogia de guitarra nos países de antiga Jugoslávia nos anos 70-80 do século passado. É analisada a introdução da lengalenga tradicional no estudo inicial de guitarra e apontados os elementos de síntese. |
URI: | https://doi.org/10.21814/diacritica.5672 http://hdl.handle.net/10174/37497 |
Type: | article |
Appears in Collections: | MUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|